Possibilidade foi colocada durante entrevista de Pazuello nesta quarta-feira, 9 de dezembro. No entanto, ministro não soube informar a quantidade de doses que seriam disponíveis num primeiro momento

Em entrevista a uma rede de televisão nesta quarta-feira, 9 de dezembro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello disse que se o governo federal conseguir fechar um contrato com a Pfizer, o uso de uma vacina contra o novo coronavírus poderia ser iniciando ainda este mês. No entanto, ele não especificou a quantidade de doses que poderiam ser disponibilizadas ao Brasil. Pazuello apenas disse que seriam quantidades pequenas, utilizadas apenas para uso emergencial.

Na terça-feira, 8 de dezembro, a pasta havia acenado para iniciar a vacinação em massa no final de fevereiro. No entanto, a mudança de calendário ocorreu a menos de um dia das declarações dadas durante uma reunião com governadores. Até o momento, nenhum insumo recebeu certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a aplicação das doses na população.

Pelo menos, três farmacêuticas que o Ministério da Saúde tem contato, estão na fase três de testes. Conforme Pazuello, se a Pfizer, AstraZeneca e o Instituo Butantan finalizarem os procedimentos ainda este mês, com o aval da Anvisa, em janeiro, os imunizantes já estariam à disposição do governo. Segundo o ministro, o país teria 500 mil doses da Pfizer e 15 milhões da chamada vacina de Oxford.

Foto: Agência Brasil / Reprodução