Foi aprovada nesta quinta-feira, 10, uma resolução que altera regras e permite a utilização de modo emergencial de vacinas contra o novo coronavírus no país. As informações já haviam sido apresentadas na semana passada, porém, na prática, a norma permite que o Brasil utilize os insumos. Apesar da liberação, nenhum pedido ainda foi efetuado pelas farmacêuticas que produzem vacinas contra a covid-19.

Conforme a Anvisa, num primeiro momento, o uso emergencial de vacinas só serão liberados para imunização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como profissionais da área ou idosos, que se enquadrem em programas, preferencialmente, do Ministério da Saúde. “Os critérios mínimos a serem cumpridos (para pedir o uso emergencial) estão definidos no guia (apresentado na última semana)”, disse a diretora Alessandra Bastos, relatora do processo na agência.

Atualmente, quatro vacinas de diferentes farmacêuticas estão em fase de testes no Brasil. De acordo com a agência, não há um prazo para avaliar o uso emergencial dos insumos. A estimativa da Anvisa é de que o processo leve até 60 dias após o pedido.