A Serra Gaúcha segue, por mais uma semana, sem novos alertas e avisos emitidos pelo Grupo de Trabalho (GT) do Gabinete de Crise (GC) do Governo do Estado. A informação foi divulgada na quarta-feira, 22. Apenas a região de Pelotas recebeu o chamado “Aviso”, que é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.

Nos dados apresentados pelo GT, a macrorregião da Serra Gaúcha, houve elevação de 62% no número de novos casos, em comparação com o levantamento anterior. Na quarta-feira da semana anterior, 15, a média de casos seguia em queda. Apesar do aumento de novos registros, internações óbitos seguem em redução, se comparados ao levantamento da semana anterior: queda de 47% e 31%, respectivamente.

Atualmente, a taxa geral de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na região é de 61%. Dos 351 leitos instalados, 214 estão ocupados e 137 livres.

Já a vacinação segue abaixo da média estadual. Enquanto no Rio Grande do Sul a média é de 44,9%, o número de pessoas com o esquema vacinal completo, na Serra Gaúcha este número chega a 41,7%. Com isso, a região ocupa a 15ª posição no ranking da vacinação das 21 regiões existentes.

Até o momento, a Serra Gaúcha já registrou 191.403 casos. Desse total, 3.270 pessoas não resistiram às complicações da covid-19 e faleceram.