A atualidade demanda do ser humano cada vez mais eficiência. Quem fizer o máximo de coisas no mínimo de tempo atinge um patamar mais satisfatório no trabalho, nos estudos, afazeres do lar, cuidado da família, entre outros. Algumas pessoas, entretanto, têm dificuldade em aproveitar os momentos disponíveis para realizar as atividades que necessitam.

Para a psicóloga e pró-reitora acadêmica do grupo Uniftec, Debora Frizzo, o primeiro passo para tornar-se mais produtivo é prestar atenção em si e na rotina. “Identificar as distrações que lhe roubam tempo e energia. A partir daí, pode fazer um planejamento diário de como aproveitar melhor suas horas do dia, usando-as para suas tarefas ou afazeres que lhe tragam crescimento pessoal e profissional. Isso se chama foco, e ele é resultado da atenção sobre si mesmo”, explica.

Ela ressalta que ao aprender a identificar distrações é possível gerir as atividades para que se possa fazer mais coisas no mesmo espaço de tempo. “Foco não é algo inerente ao ser humano, não se nasce ‘focado’, isso é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida diariamente”, pontua.

Um dos principais inimigos da produtividade é a procrastinação que, segundo Debora, acaba quando o procrastinador toma uma decisão. “O primeiro passo para não procrastinar é fazer, dar o primeiro passo, agir, mesmo sem vontade e motivação. A ação constrói as mudanças que precisamos na vida”, acredita.

Além de se criar uma rotina de produtividade, é necessário criar hábito para mantê-la. A pró-reitora dá algumas dicas para quem precisa colocar as práticas no cotidiano. “Pensar a curto prazo, estabelecer metas pequenas e realísticas, procurar mudanças que possam ser feitas no ‘hoje’, fazê-las sem usar de desculpas que normalmente as pessoas usam. Isso se chama disciplina e ela quem cria o hábito. As pessoas normalmente associam disciplina com coisas ruins e castigo, mas é algo bom, que leva a ter resultados, a sentir que os dias valem a pena. Uma vida assim produz saúde física e psicológica”, destaca.

O professor de graduação e pós-graduação de Administração de Empresas da Universidade de Caxias do Sul, José Mario Cancian, afirma que uma das opções para a produtividade aumentar é confiar algumas responsabilidades a outras pessoas. “Delegar é um ato de amor e respeito com quem se trabalha. A delegação de tarefas faz com que ganhemos tempo para pensar, refletir e errar menos. Existem em nosso dia a dia as prioridades e suas urgências que sabemos que não foram bem planejadas”, aconselha.

Cancian também realça que o tempo nunca mais se recupera, mas os relacionamentos sim. “Por isso temos que ter em mente a objetividade das atividades que temos que fazer em nosso trabalho. A organização no dia anterior é primordial, faça listas de tarefas diariamente, não confie em sua memória o tempo inteiro, escreva e anote as prioridades, continue delegando e confiando nas pessoas. Sozinho vou rápido, mas em equipe vou mais longe para ter mais assertividade. Não perca o foco e a disciplina. A determinação é um hábito que deve ser perseguido incessantemente. Todas essas atitudes trazem grande contribuição para nosso equilíbrio emocional”, salienta o docente.

Hábitos para rotina produtiva

A psicóloga Susana Sampaio esclarece que a procrastinação pode ser decorrente de duas condições. “A falta do autovalor, ou seja, a pessoa acredita que o que tem a oferecer ao mundo não terá valor algum, e, portanto, não faz. A outra condição é a de esperar que algo mágico aconteça, como uma situação ideal, por exemplo. Como não vivemos em um mundo ideal, planejamos e não começamos ou iniciamos, mas não terminamos“, aponta.

Para saber o que fazer, é necessário ter o ‘controle da mente que, de acordo com Susana, inicia pelo autoconhecimento e a consciência de quem se é e do que se busca. “Por isso é fundamental olharmos para nós mesmos e entendermos a nossa motivação, os nossos propósitos. Dessa forma, conseguiremos ser mais produtivos, pois estaremos em sintonia com aquilo que realmente nos é essencial. Foco é a palavra-chave”, frisa.

Para a profissional, se espelhar na rotina produtiva de outras pessoas pelo que se vê no mundo virtual pode até ser saudável, contanto que não se comece a criar uma inveja ou mesmo se paralise a própria vida por aquilo que acompanha pela internet. “Para tudo é essencial o equilíbrio. Muitas pessoas se tornam reféns das redes sociais na medida em que se deixam aprisionar pelo que elas ditam. Devemos nos beneficiar do que elas têm a oferecer, sim, mas que isso possa nos inspirar para sermos melhores do que somos e que não nos impeça de nos movimentarmos em direção aos nossos objetivos. Contemplar a vida alheia, esquecendo-se de si, não nos ajuda a alcançá-los”, alerta a psicóloga.

Susana também dá dicas de como criar hábitos para ter uma rotina mais produtiva. “Nossa mente dirige o nosso mundo, portanto devemos estar atentos aos nossos pensamentos e sentimentos para não nos intoxicarmos e não fazermos isso com o outro. Questione-se o que está atraindo com a sua conduta e com a sua forma de pensar. Pergunte-se do que você precisa. Desafie-se, movimentando-se ao novo, em pequenos passos. Novos recursos se refletem em diferentes resultados. Não espere chegar ao seu objetivo se sempre agiu da mesma maneira e isso até então não te trouxe bons resultados. Nao se lamente. Não imponha nem se exija a perfeição. Não crie expectativas, mas esperança. Foque naquilo que você precisa para ser uma pessoa melhor e crie novas oportunidades para agir e prosseguir”, conclui.

Sono x produtividade

Outro fator importante para que o nível de produtividade mantenha-se alto é ter boas noites de sono. O médico Alexandre Pressi afirma que a maioria dos pacientes precisam de seis a oito horas de sono na faixa etária adulta. “Isso é extremamente importante para ter um quadro de restauração mental e física”, orienta.

Pressi também pontua que estudos mostram que pessoas que dormem menos que seis e mais que 10 horas por dia aumentam o risco de mortalidade precoce. “Dormir de mais ou de menos não é adequado. Aqueles sonos fora de horário, cochilo ou soneca, depois do almoço, principalmente, não tem problema nenhum desde que não ultrapasse 45 minutos. Estudos também demonstram que as pessoas que dormem mais de uma hora nesse período fora do horário normal tem a tendência de ter uma sobrevida menor”, recomenda.

Em caso de algumas profissões com alternância de horários, o corpo vai se adaptando a essa rotina. “É uma adaptação social e necessária para aquele momento, mas a longo prazo é extremamente prejudicial. A profissão médica é uma em que muitas vezes o profissional trabalha de dia, faz plantão a noite, dorme muito pouco”, exemplifica.

Aos trabalhadores de turno, Pressi tem algumas dicas para um sono adequado. “A gente tem, inclusive, muitas dicas para que o sono seja adequado. Para quem trabalha à noite, ao sair do trabalho, pegue menos luminosidade possível, que utilize óculos escuros para não deixar a luminosidade entrar nos olhos, quando chegar já tenha a casa toda fechada e possa já se dirigir ou para o quarto ou para o banho sem acender muito as luzes, justamente para que o sono já apareça”, aconselha.

Foto: Reprodução