Vitória Steil Lerin e Valentina Pace Ravanello, conquistaram a primeira colocação no Torneio Estadual de Ginástica Artística, que foi realizado no sábado, 23 de setembro

No último sábado, 23 de setembro, Bento Gonçalves foi muito bem representada no Torneio Estadual de Ginástica Artística, realizado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, em Porto Alegre. A Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense (AACB) foi representada pelas atletas Vitória Steil Lerin, na modalidade pré-infantil, e Valentina Pace Ravanello, na categoria infantil, onde ambas conquistaram a primeira colocação. Desta forma, garantiram uma vaga para a disputa do Torneio Nacional de Ginástica Artística que será realizado entre os dias 1º a 5 de novembro, em Anápolis-GO.

A modalidade é um esporte conhecido devido as crianças ingressarem desde muito novas. “A Vitória iniciou com quatro anos, atualmente, já está com nove, treina há cinco conosco. Já foi campeã em 2022 da Copa Estadual na categoria mirim, e este ano está estreando na pré-infantil, onde compete com meninas mais velhas de dez anos. E mesmo assim conseguiu conquistar o 1º lugar com uma diferença expressiva para a segunda colocada. Valentina treina no rendimento há apenas dois anos, e em 2023 já obteve resultados impressionantes como o 1º lugar na Copa Olimpia Internacional de Ginástica Artística, disputada em junho no Uruguai”, comenta Mônica De Souza Ferreira, gestora e técnica da instituição.

Rotina de treinos

Sendo um esporte que requer muita dedicação e treinamento no dia a dia. A instituição faz uma preparação extensiva com as meninas devido a isso, está colhendo os bons resultados desse investimento. “Através do Projeto Ginasta do futuro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, a utilização de um Centro de treinamento, com equipamentos e espaço de 1º divisão e um planejamento a longo prazo estamos colhendo os frutos neste ano de 2023 com resultados expressivos em todas as competições e categorias. Nossas atletas da pré infantil, juvenil e infantil tem a possibilidade de treinar de três a cinco vezes por semana de duas até três horas por dia com profissionais capacitados com o objetivo de crescerem não só como atletas, mas também como pessoas”, além disso são realizadas pré-competições internas, estágios de treinamento em outros instituições de Ginástica e a capacitação dos treinadores, “isso ocorre para que possam orientar e planejar os treinos sempre da melhor forma possível, para que as atletas possam se desenvolver e conquistar estes importantes resultados”, explica Mônica.

Competir contra as melhores do Estado sempre traz desafios, mas as meninas mostraram-se seguras e maduras durante o evento, obtendo poucas ou nenhuma falha nos quatro aparelhos. “Esses resultados são frutos de um trabalho feito em conjunto com uma equipe de treinadores maravilhosos, simulações das competições e conversas com as atletas para que se sintam preparadas e seguras para competir da melhor maneira possível”, enfatiza a gestora.

Dificuldades encontradas

Contudo, sempre existem desafios a serem superados, mudanças tiveram que acontecer para que as meninas pudessem desempenhar o seu melhor. “A nossa aluna Vitória teve que trocar de escola neste ano para que pudesse estudar no turno da manhã e assim ter a possibilidade de treinar todos os dias a tarde, com uma carga maior do que se treinasse somente pela manhã. Para isso precisa acordar todos os dias as cinco horas da manhã, pegar uma van que demora uma hora até a escola. Sua família também precisa se esforçar para levar e buscar ela em todos os treinos, o que não é fácil. Valentina também precisou enfrentar uma mudança drástica ela sofreu uma distensão na coxa poucos meses antes da competição, isso acabou limitando sua carga de treinamento nas vésperas do evento. Mas com muito esforço, dedicação e superação elas seguiram treinando e progredindo dia a pós dia, e agora nosso foco é rumo ao Torneio Nacional”, expõe.

Experiência que ajuda

A AACB possui uma parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves que permite que as atletas sejam treinadas por treinadores qualificados e diferenciados, com uma frequência semanal de três a cinco vezes por semana. Chegando até a participar de estágios de treinamento em grandes clubes, como o Grêmio Náutico União de Porto Alegre, o que permite o intercâmbio de conhecimentos e técnicas distintas. “A Ginástica Artística é um esporte de base, que pode ser iniciado com três anos de idade e que trabalha todas as habilidades motoras fundamentais necessárias para a realização das atividades de vida diária e a aquisição e aprimoramento de novos movimentos e habilidades esportivas especializadas. Também contribui para a adoção de um estilo de vida saudável, melhora na autoestima e socialização das crianças, visto que muitas vezes as crianças entram na Ginástica antes mesmo de irem para escola”, pondera.
Para Mônica um dos problemas enfrentados na modalidade é a pouca idade e maturidade das atletas para enfrentar situações de estresse e medo. “As meninas tem dificuldades em controlar suas emoções nas competições e no aprendizado de movimentos tecnicamente muito difíceis que exigem um grau alto de domínio corporal e cognitivo”, pondera.

Sendo considerado um dos esportes mais caros, devido aos altos custos dos equipamentos e a falta de mão de obra qualificada. “Para adquiri um simples colchão de aterrissagem gastamos em média R$ 4.500, um solo oficial, mas nosso sonho de consumo em equipamentos custam entorno de R$ 150.000. Isso dificulta a manutenção e aquisição de equipamentos de alta qualidade, por isso o incentivo do poder público é de estrema importância ”, finaliza.

Incentivo ao esporte

Com um papel ativo na promoção do esporte e do desenvolvimento dos atletas, em Bento Gonçalves a equipe possui turmas de iniciação e promoção do esporte, como o Projeto Ginástica para todos, que permite que crianças de locais vulneráveis pratiquem a Ginástica de forma gratuita, e o Projeto Descobrindo a Ginástica, onde escolas da comunidade podem agendar horários na AACB para fazerem aula na modalidade e conhecerem mais sobre este esporte que é tão encantador e desafiador.