Hoje, o Farrapos joga a última rodada do hexagonal do Campeonato Brasileiro de Rugby o Super 12. O alviverde encara o Pasteur, em Bento Gonçalves no estádio da Montanha em confronto que vale uma vaga para final da competição nacional.

A equipe da Capital Nacional do Vinho precisa vencer, mas não será uma tarefa simples, pois o Pasteur está invicto na competição e ocupa a vice-liderança com 17 pontos, enquanto que o Farrapos vem logo atrás com 13 pontos somados, com quatro pontos separando as duas equipes. Os paulistas precisam somente de um empate para avançar à final, já o time alviverde necessita de uma vitória para ultrapassar o Pasteur na tabela e, assim, garantir a classificação à decisão em busca do título inédito.
O clube bento-gonçalvense vem de uma vitória diante do já eliminado São José pelo placar de 40 a 19. Já o time paulista vem de uma vitória incontestável sobre o Jacareí por 38 a 10.

Histórico

No histórico entre os dois clubes, Farrapos e Pasteur já se encontraram nove vezes. O Farrapos possui vantagem com cinco vitórias contra somente quatro dos Galos. A última vez em que as duas equipes se encontraram foi há seis anos em uma situação diferente. Na ocasião, o encontro foi pelo Campeonato Brasileiro de 2017, os times se enfrentaram na primeira fase e na semifinal, com vitórias dos gaúchos por 13 a 12 e, na decisão valendo vaga à final, por 24 a 5, ambos os jogos no Estádio da Montanha. A vitória naquela semifinal credenciou o Farrapos a disputar a sua primeira final de Campeonato Brasileiro.
A última vitória do Pasteur diante do Farrapos ocorreu na primeira fase do Super 8 de 2016, com placar de 29 a 18, em São Paulo. Em Bento Gonçalves, as equipes se enfrentaram em seis ocasiões, com cinco vitórias do alviverde e apenas uma do time paulista, em 2013.

O Farrapos, está em busca do título inédito do campeonato nacional, a equipe da Capital nacional do Vinho conta com dois vices em sua história, em 2017 e 2018. Agora, almejam chegar pela terceira vez a final. Já o Pasteur, busca chegar uma vaga à final depois de 10 anos. O clube possui dois títulos nacionais, os quais foram conquistados em 1987 e 1994, e agora visa o tricampeonato nacional.

Foto: Kévin Sgranzela