Instituição de segurança da cidade visa a segurança pública através de várias frentes

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves foi instituída em 1º de agosto de 2019 e, desde lá, vem desempenhando funções diversas no município para manter a ordem e segurança. Desde a formação, o papel como auxiliar da Brigada Militar (BM) já era visto em sua criação, que se deu no governo do ex-prefeito, Guilherme Pasin. Agora, mais de dois anos depois, a instituição atua em diversas frentes e está inserida em muitas práticas.

O secretário da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG), Paulo César de Carvalho, fala que a guarda da cidade possui uma integralidade muito grande com demais instituições, como a própria BM, a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Susepe, entre outros. Por ser um órgão do município, há também uma relação próxima as secretarias, como a da saúde, do turismo e da cultura.  

Além dos agentes existentes, a SEMSEG poderá, no início do próximo ano, ampliar sua rede de guardas. Ao final de dezembro, uma Lei Complementar que impedia o chamamento de mais efetivo irá cair e, a partir do dia 1º de janeiro, um novo curso poderá ser montado para ampliar o número de servidores e garantir mais segurança para Bento.

As funções da GCM na cidade

O secretario da pasta explica que as atribuições da guarda se dão a partir da Lei Federal nº 3.044/2014, onde o foco fica por conta da proteção dos direitos humanos, visando a preservação da vida, redução de sofrimentos, patrulhamento e compromisso com a evolução social. Num todo, as práticas são semelhantes a outras instituições de segurança, visando manter a paz.

Mais especificamente em Bento, pois cada cidade tem mudanças sutis nas ações de guarda, a GCM fica responsável por cuidar de patrimônios públicos, proteger praças, parques e monumentos, fazer vigilância, apoiar atividades dos Agentes Municipais de Trânsito e elaborar ações em conjunto com a BM. “A GCM teve um papel fundamental durante a pandemia, pois a guarda auxiliou em todas ações de Covid no município, desafogando esse tipo de serviço de ser feito pela Brigada, deixando a BM livre para operar em furtos, apreensões, roubos, etc.”, exemplifica.

Rotina dos guardas

A rotina dos 14 agentes atuantes é bastante dinâmica por conta das versatilidades de campos em que atuam. O Inspetor Chefe da GCM, Murilo Echevengua Pereira, esclarece que, ao longo das semanas, eles fazem especializações sobre combate com faca, direção de emergência, entre outros. “O guarda não tem rotina, todo dia é muito diferente”, pontua. Ele diz que um dia podem estar apreendendo armas ilegais e no outro estar agindo em áreas ambientais.

Os agentes que fazem rondas nas ruas são guiados por um cronograma que é estudado em cima de alguns pontos, como áreas de maior movimento, locais com mais índice de criminalidade ou de possibilidade de conflito. Eles também atendem denúncias pelo 153. “É semelhante a rotina da Brigada. As nossas competências se complementam”, esclarece o Comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira.

Além disso, o Comandante deixa claro que os guardas podem realizar especializações naquilo que já possuem melhor relação. Uma pessoa que gosta de andar de moto, pode focar nessa área ao fazer um curso voltado nisso, ou aquele que é mais sociável pode fazer cursos para policiamento comunitário e ficar mais próximo das pessoas.

Melhorias a caminho

Para o começo do próximo ano, logo em janeiro, a SEMSEG terá a possibilidade de ampliar o quadro de guardas na Capital do Vinho. Atualmente, a autorização para que isso ocorra está no comando geral da BM, em Porto Alegre, depois será encaminhado à Secretaria de Segurança do Estado e, por fim, sairá no Diário Oficial.

Pelo menos 28 novos guardas serão incluídos para fazerem o curso que conta com cerca de 900 horas, com treinamento realizado pela Brigada da cidade, juntamente com o Comandante e o Inspetor Chefe da GCM, que já possuem vasta experiência de atuação na instituição. Aqueles que participarem do curso terão ensinamentos de condução de veículos de emergência, condução evasiva, ações de policiamento, primeiros socorros, entre outros.

O secretario de segurança explica que os novos agentes terão um foco grande em policiamento comunitário. “Fazer com que o servidor converse com o morador, com o comerciante, visite áreas rurais para ampliar as ações. Nosso pessoal já tem isso e terá mais.”, enfatiza.

A duração do curso é de seis a sete meses, mas a partir de dois, os guardas já poderão ser usados como forma de estágio para ampliarem seus conhecimentos técnicos e já servirem de ampliação do efetivo.

Para o ano que vem, a GCM contará com 42 agentes em circulação. Além disso, Carvalho deixa claro que mais melhorias e investimentos estão a caminho para aprimorar cada vez mais a instituição. “Nós queremos ser uma referência, a nível estadual ou federal, que as pessoas venham aqui para saber o que vem sendo feito para estarmos bem. É questão de tempo para termos uma das melhores guardas do Rio Grande do Sul.”, projeta.

Ações recentes da guarda

Recentemente, a GCM esteve envolvida em alguns casos de estabelecimento da ordem na Capital do Vinho. Um dos exemplos é o da própria vacinação na cidade, em que a GCM auxiliou na organização para que as milhares de pessoas que iam se imunizar não perdessem tanto tempo e que não houvesse aglomerações que poderiam difundir mais o vírus.

No outro sábado, 4 de dezembro, houve o show da Família Lima como parte dos eventos do Natal Bento. No total, foram mais de 8.800 pessoas presenciando o espetáculo. A guarda foi responsável por manter a organização e segurança e não houve quaisquer incidentes de furtos, conflitos e vandalismo.

Já na segunda-feira, 6 de dezembro, a SEMSEG comunicou duas ações da guarda na cidade. Em uma delas, os agentes realizaram a apreensão de uma arma de fogo e prenderam o homem que a portava ilegalmente. Durante a noite, os guardas abordaram um casal em atitude suspeita e conseguiram tirar das ruas uma pistola cal. 9 mm, com identificação suprimida e carregada com 16 munições e mais 18 em outro carregador. O indivíduo foi levado ao sistema prisional.

No mesmo dia, a GCM conseguiu recuperar um veículo que havia sido furtado há poucas horas. A guarnição efetuou buscas na região de onde ele tinha sido levado e acabou encontrando o automóvel no bairro Licorsul.