O sabor da vida depende de quem a tempera

Uma pessoa que carrega a gastronomia como um alimento para a alma, o coração e, principalmente, aos paladares de diversas pessoas. Assim é a frederiquense Marta Tereza Bordignon, que divide a maior parte dos seus dias com os talheres, as panelas e o manuseio das comidas. Canceriana, filha de Lucila Dalla Nora Bordignon e Ledio Victor Bordignon, salienta que sua família é a base de tudo. “Os alicerces mais importantes da trajetória”, revela.

Formada em Ciências Contábeis, ela pouco exerceu esta profissão, pois pouco depois, descobriu realmente a sua paixão: a culinária, que sempre esteve muito presente em sua vida. “Sempre tive muito contato com a comida, até mesmo por influência de minha avó, que cozinhava muito bem, e de minha mãe, que também é uma excelente cozinheira”, lembra. Com o tempo, foi fazendo cursos de aprimoramento e atendendo pedidos na área da confeitaria. No ano de 1998 veio para Bento Gonçalves, onde participou do curso de Cozinheiro Master, ministrado no Instituto Federal. A partir disso, sua vida começou a mudar. “Fui convidada pelo Paulo Geremia, proprietário do Di Paolo, para trabalhar no restaurante novo com ele, onde atuei por muitos anos. Até hoje presto assessoria na empresa de massas e molhos do Di Paolo Alimentos, bem como faço eventos de divulgação dos produtos da marca”, salienta.

Em constante busca por crescimento e aperfeiçoamento profissional, realizou um curso de gastronomia na Itália, no Icif, no Italian Culinary Institute For Foreigners, em Asti no Piemonte. “Quando retornei, fui chamada para ministrar cursos no Senac, em Bento, onde ministrava aulas para os cursos técnicos de cozinheiro e confeiteiro. Descobri que realmente gostava de fazer isso e fui me especializando cada vez mais para ter mais novidades na área”, pontua.

Ela lembra que também atuou fazendo muitos eventos e jantares nas casas das pessoas, além de atender sob encomenda. “Hoje ministro cursos para grupos de amigas que se reúnem nas casas, juntam as amigas e amigos e vou até eles e ensino o cardápio que eles escolherem. Atendo há seis anos em várias cidades e já tive mais de cinco mil alunos. Me sinto realizada, pois tenho um retorno muito bom desses estudantes: mulheres que nunca tinham cozinhado e que hoje se orgulham de cozinhar bem. Já tive aluno que falou que até melhorou o relacionamento entre o casal, pois agora cozinham juntos. Enfim, me sinto realizada no meu trabalho atual”, orgulha-se.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Ler;
Sushi ou assado? Assado;
Felicidade: Um momento;
Saúde: Tudo;
Praia ou campo? Praia;
Um ídolo: Elvis Presley;
Um filme/ série: Sem Reservas;
Uma paixão: Cozinhar;
Música? Qual sua preferida? Coração Pirata;
Livros? A padaria dos finais felizes;
Viagens? Adoro!