Força de vontade, persistência e muita fé são as palavras que norteiam a caminhada de Maristela Pastorello Lerin. Natural de Pinto Bandeira, a taurina resume a sua vida em família com uma pequena frase: a educação em uma família não se faz com palavras e, sim, com exemplos de vida. É filha de Luiz Antônio Pastorello (in memorian) e Gema Maria Pietrobon Pastorello, casada com Célio Luis Lerin e mãe de Denilson e Denis Lerin.

Professora aposentada, atualmente é proprietária da Casa do Tomate, no Roteiro Cultural Caminhos de Pedra e Presidente da Associação Caminhos de Pedra. Na busca constante de alcançar seus objetivos e metas, diz que é apaixonada pelas suas profissões, principalmente por se tratar do contato com um público bem diferenciado e por ter aspectos que engrandecem a sua vida. “A leveza do amor de uma criança, quando docente, e na troca de conhecimento com o visitante que vem de muito longe para conhecer o Roteiro Cultural Caminhos de Pedra me fazem, a cada dia, mais feliz”, esclarece. Já como presidente da Associação, ela frisa que é uma oportunidade de conhecimento. “Conhecer a cada um, seus membros, na sua essência. É ter a experiência e a capacidade de relevar e defender a necessidade do grupo. É errar, assumir e construir buscando sempre novos caminhos”, justifica.

Se define como uma pessoa que se ama e se doa pela cultura e a educação. Por isso, busca inspirações diárias para tornar os desafios uma história para ser contada. “É gratificante poder transmitir o meu conhecimento e a busca constante em saber mais. Quero poder contribuir um pouco com uma humanidade rica em tecnologias e pobre em conhecimento humano”, revela.

Maristela mãe

Um dos momentos mais especiais foi a chegada de seus filhos. Na época do nascimento, muita coisa mudou em sua vida, principalmente na questão de responsabilidade por estar educando dois seres da qual muito se orgulha para que fossem homens de sucesso, com valores familiares e culturais. “Ensino a eles a honestidade, e um exemplo de dedicação através do trabalho. Quero que eles estejam em uma constante busca de conhecimento e não perder tempo com influências negativas. Quero que sejam exemplos de vida com a clareza do sucesso”, frisa. Seus momentos mais felizes foram a formatura de Denilson como Engenheiro Agrônomo e posterior mestrado e a capacidade de empenho e dedicação para um futuro de Denis.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles. Sim. Cachorro. São animais que sentem e tem a sensibilidade de respeito e o conhecimento, muitas vezes, mais do que o ser que diz humano;
Você tem hobbies ou passatempos? Viagens que envolvam cultura. Filmes que transmitam lições de vida. Encontros com amigos e exercícios físicos (Yoga, funcional e Pilates). Curtir a família com qualidade;
Sushi ou assado? Ambos;
Felicidade: Fazer o que se gosta com humildade. No momento ter sido escolhida como madrinha de Batismo do novo componente da família Pastorello;
Saúde: Importante manter. Tanto física como mental. Sem ela não temos condições de enfrentar os desafios diários;
Praia ou campo? Ambos;
Um ídolo: Meu pai;
Um filme/ série: Resgate do Coração, de Ernie Barbarash;
Uma paixão: Viajar e descansar;
Música? Românticas;
Livros? Que envolvam uma história de vida;
Viagens? Itália, Espanha, Portugal e Áustria e boa parte de nosso rico Brasil;
Sobre o futuro, quais seus planos? Manter e buscar inovar o que já foi conquistado. Viajar e ter tranquilidade na família. Me tornar fluente no Inglês e conhecer a Inglaterra.