Aquariana, formada em Letras, romântica e batalhadora. Assim é Maria de Lurdes Manfroi Czarnecki, a Tula, como gosta de ser chamada. Ela adora dançar, e tem uma grande paixão por livros. Nasceu em uma família humilde, mas que soube lhe ensinar a lutar por seus ideais. “Seguindo o exemplo de meus pais, fui em busca da minha felicidade. No comércio me consolidei e me apaixonei pela arte de vender. São 47 anos dedicados a essa profissão”, revela a proprietária da Horos Acessórios.

Mãe de quatro filhos, Aidana, 38 anos; Matheus, 36; Miguel, 33 e Débora, 23 anos, Tula divide sua vida com Ceres Czarnecki, há 40 anos. “Minha família e meu trabalho são os meus maiores bens”, diz.

Muito ligada à fé, ela tem como ídolo Santo Antônio. “Ele é meu protetor, é nele que confio minhas angústias e alegrias”, explica. Essa fé levou Tula a estar sempre envolvida em causas sociais.

Atualmente ela é presidente do Rotary Bento Gonçalves Mulheres da Serra e afirma que o que a leva a se envolver são as pessoas. “Estar entre elas fazendo o bem, me aquece a alma e o coração. Estar na presidência do Rotary é uma experiência única. Cresci como ser humano e senti mais de perto, como as pessoas precisam uma das outras, compartilhando seus problemas e alegrias”, comenta. A empresária afirma que fazer parte de um grupo, que as mulheres se unem para realizar pequenos sonhos, faz com que ela acredite que cada um é “um presente para o mundo”. “Este é o tema do Rotary neste ano, por isso penso que se cada um fizer a sua parte, podemos fazer a diferença”, finaliza.