O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis (José de Alencar)

Uma mulher forte e determinada, que aprendeu desde pequena a valorizar e vivenciar os bons momentos da vida. Assim é Mari de Deus, uma muçunense que mudou-se para a Capital do Vinho em busca de crescimento.

Esta aquariana nasceu em uma família humilde, sendo a penúltima de oito irmãos. “Sou filha de agricultores, nascida no interior de Muçum. Vim morar para Bento Gonçalves, pois queria estudar. Na época, tinha 25 anos e a 5ª série concluída. Na noite seguinte, depois da mudança para a cidade, já estava em sala de aula cursando a 6ª série. O tempo passou e, com muito esforço, concluí meus estudos”, comenta. Ela revela que, com muita persistência e dedicação, chegou até a faculdade. “Neste meio tempo casei, e cheguei até a graduação, onde comecei a cursar Ciências Econômicas. Tive duas filhas e isso não me impediu de seguir estudando. Me formei Técnica em Segurança do Trabalho (TST) e até exercia a profissão, mas ainda não estava satisfeita, pois não tinha me encontrado”, pondera. Foi aí que decidiu dar um passo a mais em sua vida. “Comecei o curso de corte de cabelo. Naquele momento me encontrei e de lá para cá nunca parei de me aperfeiçoar”, pontua.

Mari salienta que os valores repassados por seus pais foram importantes para concretizar seus sonhos. “Eles sempre fizeram parte de minha trajetória, porém, os dois que mais saliento são a humildade e a persistência. Desta forma, nada melhor do que repassar eles também para as minhas filhas, para que sigam a mesma linha”, frisa.

Segundo ela, ser pai/mãe não é uma tarefa fácil em nenhum momento. “Porém, facilita se nós fornecermos um bom ‘espelho’ para eles. Como poderei cobrar do meu filho se meu comportamento é ao contrário?”, questiona.

Com muita persistência, otimismo e gratidão, além de carinho e competência, ela diz que sua principal inspiração é a mulher que vê no espelho. “Pois assim eu foco no presente para poder chegar no futuro, almejando tudo aquilo que quero”, esclarece.

Carreira

Mari é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), formada em Técnica em Segurança no Trabalho. Porém, não parou por aí, pois queria conquistar muito mais. “Em minha vida, até já fiz teatro, mas me encontrei fazendo o curso de cabeleireira estética em geral. Sou cabeleireira por amor, escolhi a profissão por que aprendo muito fácil e também por gostar muito de estar em contato com as pessoas. Tenho a possibilidade de melhorar a autoestima das clientes, e ao mesmo tempo estar no comando, porém, sempre trocando ideias, aprendendo e criando vínculos”, considera.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Palavras cruzadas;
Felicidade: Família
Saúde? Ótima
Praia ou campo? Praia;
Ídolo: Deus
Filme ou série: Filme, drama
Uma paixão: Pescaria
Música: Sou eclética, mas com algumas exceções;
Livro: ‘Pixote: infância dos mortos’, de José Louzeiro;
Viagens? Amo muito!
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Estar tranquila com a minha família.