Manuellen Cusin Decol Somensi é uma aquariana determinada. Para todas as coisas que se propõe a fazer, executa com muita dedicação, alegria e sinceridade, sempre buscando o melhor resultado.

Bento-gonçalvense, é filha de Simone Ângela Cusin e Volnei Decol. “Sou a mais velha de quatro irmãos e os principais valores que nos foram passados foi o de manter a amizade e a união entre a família, e que, com esforço e perseverança sempre conseguimos atingir nossos objetivos”, comenta.

A maternidade

Manu é mãe da Carolina, que nasceu em 2015, e da Bárbara, que nasceu em 2021, frutos de seu relacionamento com Alexandre Somensi. Para ela, foi um momento de muitos desafios e mudanças, mas, com toda a certeza, o maior e melhor presente que o casal ganhou. “A Carol é a nossa maior companheira, uma menina muito comunicativa e carinhosa. Com seus constantes pedidos por uma mana, no ano passado nasceu a Bárbara, a qual o nome foi escolhido pela irmã, e que, também, é uma doçura de bebê e veio para completar a nossa família”, orgulha-se.

Para ela, ser mãe nos dias atuais é um desafio. “Hoje em dia temos que dividir nosso tempo com o trabalho, os filhos e a casa. Mas, sem dúvida é muito gratificante. Sempre priorizei ficar mais tempo com as meninas, pois elas crescem tão rápido e é maravilhoso presenciar as pequenas conquistas do dia a dia”, revela.

Um dos principais elementos para constituir uma boa relação é, sem dúvida, a conversa. É a partir dela que os ensinamentos são compartilhados. “Acredito que a educação vem em primeiro lugar, portanto, procuramos conversar bastante sobre isso e buscamos ter uma relação transparente, onde permanece o carinho e a verdade”, pontua.

Carreira

Geralmente, desde pequenas as pessoas já têm definida a carreira que almejam seguir. Com ela não foi diferente. “Desde criança adorava brincar de construir casas e edifícios com jogos de montar. No pátio de casa, fazia construções com alguns tijolos e lona. Esse era um dos meus passatempos favoritos. Já no ensino médio, prestes a fazer o vestibular, não me identificava com outra profissão. Se tivesse que fazer uma escolha diferente, não saberia o que fazer”, lembra.

Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Desde 2009 comecei a atuar na área. Hoje sou arquiteta autônoma e realizo projetos arquitetônicos, de interiores e comerciais”, conta.

Segundo ela, a sua carreira tem um papel importante para a vida das pessoas. “Acredito que sempre temos a oportunidade de sermos cada vez melhores, buscando o aprendizado e o aperfeiçoamento a cada dia. Gosto de pensar em como a arquitetura tem impacto na qualidade de vida das pessoas, trazendo aconchego e bem estar. Um bom projeto facilita as atividades diárias e traz felicidade em estar naquele ambiente”, considera.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Gosto de passear ao ar livre com as meninas, tomar um chimarrão, ouvir música e adoro organizar armários. Para descansar, gosto muito de ler e pesquisar sobre saúde e alimentação;
Felicidade: se define nas pequenas coisas do dia a dia, em estar com quem amamos;
Saúde: Sem dúvida, o fator mais importante. Acredito que a promoção da saúde se dá na prevenção, através de bons hábitos e de uma alimentação saudável.
O que faz você rir? Sou de uma família grande e os encontros com os familiares rendem boas risadas;
Quem o inspira? Por quê? Meu vô Nino, que sempre, diante das dificuldades da vida, foi um homem forte, batalhador e jamais tirou o sorriso do rosto;
Praia ou campo? Adoro praia, minha favorita é Bombinhas/SC;
Um filme/ série: O Rei Leão, meu filme desde a infância;
Uma paixão: Sou apaixonada por gatos, me identifico muito com o jeito deles de ser, são independentes, mas ao mesmo tempo extremamente companheiros. Em casa tenho dois: a Sofia, de nove anos e o Marco Antônio, de oito.
Livros? Zen para distraídos, Monja Coen;
Sobre o futuro, quais são os seus planos? Acredito que tudo tem seu tempo. Mas, para o futuro, dentre os principais objetivos está o crescimento profissional, manter minha família unida e auxiliar no crescimento das minhas filhas para que permaneçam felizes e seguras com suas escolhas.