Movimento Negro Raízes é homenageado pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves por combater racismo e incentivar cultura negra na cidade

O Movimento Negro Raízes foi homenageado pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves na quarta-feira, 25 de agosto, com outorga da Portaria de Louvor e Agradecimento, pelos serviços prestados ao município. A instituição é responsável por combater racismo e incentivar cultura negra em instituições de ensino e demais áreas.

Na homenagem, estavam presentes os coordenadores do movimento, Marcus Ribeiro e Solana Corrêa, além de vereadores, secretários e demais convidados. O Projeto de Resolução número 09/2020, que homenageou o movimento na Câmara, foi aberto pelo ex-vereador e atual secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo. A proposta foi feita no ano passado, mas por decorrência de pandemia, a solenidade de outorga ficou para 2021.

Ribeiro comenta que é uma alegria muito grande o recebimento dessa solenidade e que funciona como um tipo de confirmação do que desenvolveu. Somando a homenagem de quarta-feira, são cinco as condecorações do movimento. “Eu me sensibilizei. Embora a gente tenha outros reconhecimentos, é a congratulação da comunidade, é o reconhecimento de Bento Gonçalves e isso tem um peso muito grande na gente ”, comenta. O movimento também ganhou um Voto de Congratulações pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, dois prêmios Zumbi dos Palmares, em 2018 e 2019, e um Prêmio Trajetórias Culturais para a coordenadora Solana.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, durante a homenagem, disse não ter preparado discurso para agradecer aos coordenadores do movimento e que falaria do coração. “Assisti as ações de vocês junto à comunidade, os fatos do Movimento Raízes brigando por todas essas questões que a gente entende e, às vezes, não consegue intervir com cuidado, com tanto afinco como vocês fazem ”, elogiou.

Ele conheceu o grupo através dos posicionamentos e ações em debates populares sobre racismo que aconteciam em Bento Gonçalves e, que muitas vezes, acabavam chegando à esfera do poder público. Virissimo fala que a proximidade com os casos em que o grupo atuava e suas premiações ao longo dos anos foi o que o levou a propor a solenidade. O gestor acredita que essa homenagem impacta tanto o movimento, que ganha mais visibilidade por suas atitudes e que a cidade também se beneficia por ter essa frente lutando por uma causa. Sobre a recepção da sociedade em relação ao Movimento Negro Raízes e demais frentes sociais, ele acredita que o empenho pela melhora deve ser constante. “A gente tem que entender o que cada um deles busca e temos que contribuir, dando voz a eles para que a comunidade acolha também ”, pontua.

O vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Fabris, presidiu a solenidade no dia da homenagem e reforça a importância desse ato para que mais conjuntos possam se unir e buscar suas culturas. O parlamentar cita alguns conjuntos que podem passar a se estruturar mais e firmar suas práticas, como os italianos, alemães, poloneses, haitianos, senegaleses e todos os povos diversos que residem em Bento Gonçalves. “Mostrar para a comunidade e demais grupos étnicos e culturais, que eles têm que se unir mais e não deixar suas tradições e culturas morrerem”, estimula.

As raízes do movimento

O Movimento Negro Raízes foi instituído em 2018, pelo atual coordenador, após um episódio em que sua filha sofreu racismo de um colega do primeiro ano escolar por ser negra e querer se fantasiar como a Branca de Neve. O garoto insistia em dizer que ela não poderia se vestir como a personagem por conta da sua cor de pele. “A partir desse episódio, entendemos que precisávamos fazer alguma coisa. Quando a gente fala da questão do racismo, preconceito e intolerância é a chamada dor solitária, pois não temos a quem recorrer ”, explica.

A partir daquele ano, a entidade passou a atuar dentro de questões educacionais, religiosas e musicais para combater o racismo e valorizar a cultura negra. Na educação, o movimento fez centenas de intervenções em escolas, e posteriormente em universidades, sobre a temática do preconceito.

Na música, em 2019, lançou a banda Raízes, que é o segmento artístico composto para fazer samba em eventos. O grupo musical leva de forma subjetiva a intenção de enaltecer a cultura negra durante seus shows. Na parte religiosa, o movimento constituiu, também em 2019, o Conselho Municipal dos Povos de Matriz Africana, através de uma lei Municipal. O comitê serve para tratar as religiões africanas em Bento Gonçalves. Ribeiro foi eleito, neste ano, o conselheiro dessa junta que é presidida por Carlos Borga.

O que está por vir

Sobre o futuro do Movimento Negro Raízes, Ribeiro revela, com exclusividade, que neste ano, foi feito um aporte de investimento em torno de R$ 40 mil. O valor culminará em um equipamento cultural a ser apresentado de forma pública para a comunidade de Bento Gonçalves no mês de novembro, na semana da Consciência Negra. Ele diz que muito provavelmente será apresentado junto a Secretaria de Cultura da cidade.

Um exemplo do crescimento do grupo é a página do Facebook “Movimento Negro Raízes”, que atingiu a marca de 19 mil seguidores. Eles já receberam contato de pessoas de países africanos, como Uganda e Moçambique, dizendo que acompanham suas atividades, do outro lado do oceano, através das postagens. As condecorações servem para mostrar que eles estão no caminho certo e os fazem pensar de que forma utilizarão esses méritos para reverberar seu trabalho diante da comunidade. Ribeiro fala sobre o maior objetivo do movimento: “Que os nossos filhos, negros e negras, jamais sejam impedidos de seus sonhos por conta da sua cor de pele ”, conclui.