Ainda sob efeito de uma forte onda de calor que já atinge o Rio Grande do Sul há quase 15 dias consecutivos, a terça-feira, 25, deve ser mais um dia de temperaturas elevadas e sensação de abafamento em todo o território gaúcho. Na Serra, não será diferente. No entanto, a instabilidade começa a avançar e deve provocar chuva no final da tarde e início da noite, provocando pancadas de chuva.

Em Bento Gonçalves, a terça-feira começou com predomínio do sol e temperaturas já em elevação. Às 8h, os termômetros já estavam marcando 25ºC. A tendência é de que as marcas cheguem a 36ºC e a sensação de abafamento passe dos 40ºC na Capital do Vinho. Com o calorão, a recomendação médica é que se evite a prática de exercícios físicos ao ar livre no período das 11h às 16h e se consuma bastante água. As mínimas ficam nos 20ºC. Há possibilidade de chuva leve, com acumulados que não devem passar dos 10 milímetros.

Para quarta-feira, 26, o calor ainda deve predominar durante o dia, com temperaturas novamente acima dos 35ºC na maior parte dos municípios da região. Há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Em Bento Gonçalves, os acumulados não devem chegar aos 20 milímetros e as máximas devem alcançar os 36ºC.

A expectativa é de que na quinta-feira, 26, com a chegada de uma frente fria, o calorão comece a perder força e as temperaturas diminuam gradativamente em todo o Rio Grande do Sul.