O Vale dos Vinhedos possui uma característica tão emblemática quanto o terroir presente em seus vinhos e espumantes: as paisagens, que se transformam a cada estação, encantam um número cada vez maior de pessoas, que escolhem o roteiro enoturístico como destino frequente para férias e passeios. A crescente qualidade no atendimento ao turista e os cuidados com a infraestrutura se refletem em um número recorde de visitantes desde que a Associação dos Produtores de Vinhos Finos – Aprovale, começou a registrar o fluxo: até a primeira quinzena de outubro, mais de 310 mil turistas desfrutaram das atrações do Vale e usufruíram de sua gastronomia, cultura e hospitalidade.

A marca já supera o ano de 2014, quando o fluxo de turistas bateu recorde, registrando 294.966 turistas em doze meses, um aumento de 4% em relação ao ano de 2013. Os meses de inverno continuam sendo os preferidos pelos visitantes, que encontram na estação as paisagens dos parreirais em descanso e um clima adequado para o consumo de vinhos encorpados e gastronomia farta. Durante o mês de julho, foram contabilizados mais de 52 mil visitantes, que desfrutaram de programações especiais para a estação mais fria do ano. A celebração da cultura italiana, as degustações e as visitas às vinícolas que fazem parte do roteiro foram alguns atrativos do período.

Dialogando com o crescente consumo de espumantes brasileiros, o verão no Vale dos Vinhedos também merece destaque. Entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, quando a Vindima ainda está em pleno vapor, foram contabilizados 79.629 visitantes de todas as partes que se renderam ao charme do roteiro. Com atrações diversificadas, a Vindima no Vale dos Vinhedos vem ganhando espaço na agenda dos visitantes, que descobrem os prazeres do Vale a cada taça de espumante degustada.

Presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, destaca com alegria característica da região a importância do aumento do número de visitantes. “O público está se rendendo ao nosso Vale, e isso só nos estimula a trabalhar cada vez mais para que o turista se sinta em casa em todos os nossos empreendimentos. Com a colaboração dos associados da Aprovale, batemos a meta estipulada em 2014, que era superar a marca dos 300 mil visitantes em um ano. E ainda estamos em outubro. Muitas atrações irão ocorrer até o final do ano e empreendimentos cada vez mais diversificados vão surgindo. O Vale dos Vinhedos hoje se mostra uma opção para todos os gostos e públicos”, comemora Brandelli.

Desde 2001, a Aprovale contabiliza a evolução do fluxo turístico no Vale dos Vinhedos. Timidamente, o roteiro recebeu naquele ano 45 mil visitantes. Em 13 anos, esse número cresceu 6,5 vezes, traduzindo positivamente o reconhecimento dos vinhos e espumantes brasileiros e consolidando o Vale dos Vinhedos como um dos principais roteiros enoturísticos do Brasil, reunindo paisagens bucólicas, gastronomia acolhedora e, é claro, vinhos de excelente qualidade.

Informações Conceitocom Brasil