De acordo com ofício encaminhado ao Comitê Estadual de Enfrentamento a Pandemia do Coronavírus pela Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne), no último sábado, 27, com informação da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, a região se mobilizou e vai passar a contar com acréscimo de 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar de ainda não terem data confirmada, as entregas deverão acontecer antes de quinta-feira, 2 de julho, prazo do governo do Estado para a coleta de dados para o Sistema de Distanciamento Controlado. 

As novas instalações serão distribuídas da seguinte forma: dois no Círculo Operário de Caxias do Sul , quatro no hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria , sete no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, e três no Hospital São Carlos, em Farroupilha. Estes últimos já disponíveis no sistema de regulação do estado desde 26 de junho. “O aumento destes leitos amplia o atendimento, gerando condições técnicas e operacionais para a permanência dos municípios na bandeira laranja”, explicou a Amesne em documento.

Os sete leitos SUS no Pompeia, em Caxias do Sul, foram entregues nesta quarta-feira, 1º de julho. Ao todo, a instituição chega a 37 vagas em leitos de UTI, incluindo SUS e planos de saúde. 

Foto: Divulgação