Setor da indústria foi o mais afetado no número de desligamentos; de acordo com a Carta Mensal de Trabalho, nenhum setor apresentou saldo positivo para abertura de vagas

Bento Gonçalves fechou o mês de maio com 643 postos de trabalhos fechados, de acordo com a Carta do Mercado de Trabalho Formal, do Observatório Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), divulgado nesta quinta-feira, 2 de julho. Os números mostram que em maio, todos os setores apresentaram mais demissões do que contratações, exceto a agropecuária, que apresentou saldo nulo. Os dados negativos começaram a surgir em março, no início da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o documento, a indústria e o setor de serviços foram os campos mais afetados com a crise, encerrando 313 e 246 vagas, respectivamente no mês de maio. Seguem ainda com saldos negativos o setor de comércio (-62) e construção civil (-22).

Em maio, Bento Gonçalves registrou 695 admissões e 1,3 mil desligamento, resultando em 643 empregos encerrados, conforme a base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia (ME). O número representa um decréscimo de -1,64% do estoque de empregos formais. Este é o terceiro mês consecutivo de performance negativa no município. Atualmente, a Capital do Vinho tem 38,6 mil empregos formais.

Ainda, segundo o Caged, no acumulado do ano, foram criados 695 postos de trabalhos e encerrados 1,1 mil, o que representa um saldo negativo de 405 vagas. Já nos últimos 12 meses, o número de empregos encerrados chega a 1,3 mil.