O teatro traz inúmeros benefícios para quem pratica, pois, além de melhorar a autoestima, faz com que a pessoa crie novas amizades, percepções e aprenda a trabalhar coletivamente

 

O fazer, assistir, sentir e viver o teatro não apenas é recomendado, é comprovado que faz bem e traz muitos benefícios. A afirmativa de que as artes auxiliam na formação do ser humano já é bem conhecida, e talvez o teatro seja a mais completa. Ela abrange literatura, arte plástica, moda, música, ou seja, tudo que permite que os artistas trabalhem e evoluam, principalmente quando estão em contato com o público. Entretanto, está enganado quem acha que teatro é apenas atuar, pois vai além disso. A pessoa que pratica artes cênicas está cercado de habilidades que também são exigidas em outros âmbitos da vida e da sociedade.

Fazer teatro é conhecer o próprio corpo, aprender a expressar-se em palavras, em movimento, em emoções. “Especialmente para uma criança, a possibilidade de entrar em contato com esse universo pode proporcionar o conhecimento de novas e diferentes pessoas, criando amizades, exercitando o trabalho em grupo e a inclusão da diferença, colocando-as no lugar de diversas realidades por meio de personagens”, explica a diretora da Escola, Máhrcia Carraro.

Ela ressalta que, com as brincadeiras vem a coordenação motora, a dicção e a oralidade; com os textos, o treino da leitura e da interpretação. “Para encenar é preciso aprender a seguir comandos e a memorizar, mas também exercitar a criatividade e a percepção dos colegas e do ambiente. É necessário, notar-se em um grupo, pois para uma peça acontecer cada participante conta, até mesmo aqueles atrás do palco”, lembra. Além disso, ela salienta que, a atividade faz muito bem para a autoestima. “Estar na frente de um público combate a timidez e cria a confiança entre as pessoas e no próprio indivíduo”, frisa.

Pensando nisso, a Escola de Teatro Artistas No Palco trouxe para Bento Gonçalves um modo novo de ensinar a Segunda Arte. O foco é o crescimento pessoal de cada indivíduo e do grupo, buscando o desenvolvimento gradual do que cada um tem de melhor dentro de si para aplicar não só na aula, mas na vida. Máhrcia acredita que antes de moldar um ator “dentro de uma caixa” para que ele apenas reproduza a técnica, é preciso tirar as amarras, desenvolver a criatividade e formar pessoas críticas. “Trabalhamos sim com técnicas profissionalizantes na área artística, mas queremos a atenção no aluno, no humano que temos em nossa frente. Antes preparamos os estudantes com atividades de improviso e criação para que depois eles tenham um personagem. Primeiro ele deve se descobrir em cena, como ator e indivíduo, assim ele realmente estará pronto para vestir um personagem”, explica.

Apresentações

Um diferencial importante da Artista No Palco – Escola de Teatro é a disponibilidade de apresentações gratuitas nas escolas, as quais pretendem divulgar o trabalho e talento de seus alunos em montar, preparar e atuar, junto com a oportunidade de oferecer a todos arte e cultura. “As peças para apresentações são “Elô, a Coelhinha Convencida”, “Três Reis na Floresta” e “Blink”, todas infantis, e além de um compilado de esquetes diversas realizado pelo grupo adulto, com título “Comédia Nossa de Todo o Dia”. As escolas que tiverem interesse em receber as peças podem entrar em contato para agendar as datas”, finaliza a diretora.

Para entrar em contato com a Escola Artistas no Palco e obter mais informações sobre as aulas ou apresentações contatos podem ser feitos pelo telefone (54) 3705.0005, e-mail, [email protected] ou mensagem no whatsapp (54) 99963.3395. A escola de teatro abriu novas turmas esse semestre, para o ingresso de novos alunos. Além das turmas infantis, infanto-juvenil e adolescente, também conta com um grupo adulto e que, para essa segunda metade de ano, estarão com 25% de desconto.