O município de Garibaldi perdeu nas últimas horas, duas de suas personalidades mais conhecidas. Enedina Gaicoa Rodrigues, de 92 anos, e Artêmio da Fonseca, de 80 anos, faleceram entre o domingo, 29 e esta segunda-feira, 30.

De acordo com as informações, Dona Enedina, como era conhecida, era considerada a benzedeira mais antiga do Rio Grande do Sul. Atualmente, ela residia na Casa de Repouso Arco-Íris e faleceu em decorrência de complicações provocadas pela covid-19. Devota de Nossa Senhora e do Anjo da Guarda, a idosa chegou a ser homenageada na Câmara de Vereadores de Garibaldi. Ela foi sepultada na manhã desta segunda-feira, 30, no Cemitério comunitário do bairro São Francisco.

Conhecido gaiteiro e um dos fundadores do CTG Sinuelo da Serra, Artêmio da Fonseca, faleceu na manhã de hoje, após lutar contra um câncer. Ele estava internado no Hospital Beneficente São Pedro. Apaixonado pela gaita, Fonseca foi o primeiro instrumentista do CTG de Garibaldi, além de animar festas comunitárias e bailes. Durante sua trajetória, integrou o Terno de Reis “Estrela da Manhã”.

O velório de Fonseca ocorre a partir as 11h30min, na sala A das Capelas Nossa Senhora do Carmo. Seu sepultamento está marcado para às 16h30min desta segunda-feira, antecedido de missa de corpo presente, seguindo o sepultamento no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.

Fotos: Arquivo Pessoal e Aline Bortolini