O Loteamento Bertolini é destaque por seu desenvolvimento, com aproximadamente 13 anos de existência, já conta com inúmeros comércios e milhares de moradores. “Tem mercados, lojas, academias, lanchonetes, bares, escola infantil, clínica odontológica, está bem estruturado em aspecto comercial. A população está contente neste quesito”, conta o comerciante e presidente da Associação dos Loteamentos Panorâmico 3 e Bertolini (ALPB), Olimar Salvadori.
Para ele, o loteamento surgiu em uma época muito boa, quando a maioria da população tinha possibilidades de adquirir uma residência. “Lembro que naquela época, em 2006, minha casa foi a quinta a ser construída no Panorâmico, antes eu morava no interior e alguns amigos meus disseram: saiu do mato para morar no mato. Só que em estão de dois a três anos, veio o Bertolini e aquilo expandiu, hoje tem milhares de pessoas morando e o espaço desenvolveu-se muito bem”, salienta.
O loteamento foi um dos primeiros a serem construídos já com o esgoto pluvial e cloacal. Apesar disso, o comerciante conta que, no início, haviam várias queixas em relação a esse sistema. “Tinham muitas reclamações no passado, devido às empresas que não prestaram serviços adequados para que os dois tipos fossem feitos separadamente, juntaram todos os dejetos e águas”, recorda.
Em 2010 e 2011 fizeram interferências sobre isso, mas ainda existiam outras melhorias a serem feitas, como a adequação básicas de sinalização das ruas. “Antes era só A, B, C, a associação conseguiu colocar nomes e dados, que foram aprovados pela Câmara de Vereadores”, ressalta.
No local, não há praças e espaços de recreação, Salvadori afirma que eles têm terreno para instalar, porém não é prioridade. “Temos uma área institucional para recreação e construção de locais para as crianças brincarem, só que numa demanda passada foi feito um pedido, e como eram loteamentos novos, não conseguimos fazer isso, pois o interesse maior era a construção das escolas infantis nesses locais”, revela.
Sobre novas construções, Salvadori diz que, ao longo dos anos, já foram analisados outros espaços de maior importância para a comunidade. “Durante o mandato do ex-prefeito Roberto Lunelli, estávamos fazendo um projeto para a construção de uma igreja católica. Também se cogitou um posto de saúde em um dos terrenos disponíveis, mas se perderam com as outras administrações”, comenta.
O bem estar dos moradores é fundamental, e no Loteamento Bertolini não é diferente, a associação busca sempre trazer avanços e tenta resolver todos os problemas que possam surgir. “Há queixas, como qualquer outro lugar, mas dentro das possibilidades a gente está buscando sempre melhorias para que o povo consiga viver bem”, finaliza.

“Ambiente calmo e ótima infraestrutura”

A aposentada, Bernadina Terezinha Selung Borges, reside há 12 anos no Loteamento Bertolini, no apartamento que comprou com o marido em 2010. Para ela, o bairro só tem coisas boas a oferecer. “Nós temos transporte coletivo, mercados, farmácia, escolinha, creche, lancheria, lojas, academia. Além de quase todas as ruas serem asfaltadas, aqui tem uma ótima infraestrutura”, elogia.
A construção de uma igreja no loteamento é algo que uniria ainda mais os moradores. Segundo a aposentada, “Seria uma excelente ideia, porque ainda não tem. Somente no São Roque, mas seria melhor se fosse uma igreja do bairro”.
Bernardina também realça a importância de ter um posto de saúde que acolhesse a comunidade. “Não temos no bairro, somente no São Roque. É pertinho, mas seria ótimo ter um mais próximo”, finaliza.

A recepcionista de uma academia e moradora do loteamento há três anos, Kelen Ferrari Michael, mudou-se com os pais e o sobrinho em 2019. “Achamos uma casa para comprar aqui e dentre as outras opões de localização, as possibilidades que temos dentro do bairro nos fez escolhê-la”, conta.
Karen ressalta sobre o ambiente calmo que vive e as pessoas educadas que estão presentes no seu dia-a-dia. “Os vizinhos são bem unidos e amigáveis, a comunicação é ótima e todo mundo se conhece”, menciona.
Estando em um bairro completo, que vem crescendo a cada ano com novos comércios e construções, Kelen está feliz por ter uma boa creche para o filho, próxima de sua casa e trabalho. “Facilita bastante para mim e para outros moradores que tem crianças, sem falar que as professores e a diretora são maravilhosas”, valoriza.
Na opinião da recepcionista, algo que falta e melhoraria a logística dos moradores é um local para pagar as contas. “Precisamos de uma agência da Caixa ou lotérica, o restante está bem completo”, completa.

Recreação para as crianças

Os filhos de Tamiles na Praça São Bento

Tamiles da Silva Santos Oliveira, moradora do loteamento há seis anos, conta que o interesse em adquirir um imóvel na região surgiu após ouvir coisas boas sobre ele, por causa dos vários comércios ao redor, além ser muito sossegado e seguro. “Consegui comprar meu apartamento ali, encontrei um valor mais acessível. Depois ficou perfeito, pois é bem próximo do meu trabalho, posso ir a pé. É um bairro sem barulho, limpo, pessoas queridas, sem violência e tudo que preciso, encontro ali mesmo, como alimento, remédio, gasolina e até academia”, afirma.
A falta de uma praça ou parquinho afeta Tamiles, mãe de dois filhos. Ela lamenta pela inexistência de espaços para recreação. “Não tem nenhum evento ou distração para as crianças”, ressalta.
Por ser um bairro tranquilo e organizado, ela destaca que vale a pena morar lá. “Mas acredito que precisa de um olhar a mais para as crianças, um pequeno espaço para elas ajudaria muito. Além de que poderia ter uma conscientização maior a respeito da responsabilidade dos donos dos animais do bairro, que não recolhem seus cocôs”, encerra.

A importância dos comércios

Maikon de Oliveria Aibel e sua mãe, atendendo uma cliente

Os negócios são combustível de toda a economia de uma região, principalmente por fazer o dinheiro circular, o que propicia mais desenvolvimento local. O Mercado Bertolini é um exemplo, o proprietário Maikon de Oliveria Aibel e sua família, estão há 10 anos trazendo produtos de qualidade para os moradores. “Quando chegamos, em 2012, o bairro ainda estava um pouco vazio, com vários terrenos baldios. Depois, foram sendo construídos os prédios ao redor”, aponta.
A família é natural de Bento Gonçalves, mas moraram durante um tempo em Nova Prata, onde abriram um mercado em sociedade com a tia de Maikon. “Achamos melhor vender nossa parte e abrir um comércio aqui, para ficar mais perto dos parentes. Meu pai deu uma olhada no bairro e viu que tinha possibilidade de crescimento, até porque não tinha muitas lojas e mercados na região”, afirma.
Servir bem e estar próximo da população para facilitar o dia-a-dia é o foco do comerciante. “Temos aqui um pouco de tudo, para suprir as necessidades dos vizinhos e eles não precisarem se deslocar para longe,” finaliza.

A lojista e dona da Espaço Fashion, Justina de Lourdes Barros, está há sete anos com sua loja de roupas no bairro e alega que se instalou no lugar certo e tem muitos clientes fiéis. “As pessoas falam que gostam muito do nosso atendimento e de nossos preços, sempre procuramos fazer o melhor e, se depender de mim, estarei aqui por muitos anos”, pondera.
Como moradora do bairro desde 2010, ela via o potencial de evolução do local, optando pela abertura de seu próprio negócio. “Vejo ainda mais crescimento, para mim. é uma benção ter um comércio no loteamento”, destaca.
Justina ressalta que o bairro tem tudo o que ela precisa, como mercados, dentista, além de ser próximo da faculdade. “Mas seria muito interessante a instalação de caixa eletrônico ou lotérica”, completa.

O proprietário e barbeiro da barbearia Borges, Maurício Borges, é natural de Canguçu e mora em Bento Gonçalves há 10 anos. Em 2018, alugou uma casa no Loteamento Bertolini e decidiu investir na barbearia. “Na época, iniciei um curso de barbeiro e comecei a cortar o cabelo de amigos e colegas da empresa de móveis que trabalhava, na mesma casa que morava. Então, vi que seria um ramo que estaria crescendo bastante, optei por investir em outros cursos da categoria”, lembra.
O próximo passo, foi alugar uma sala comercial e inaugurar a barbearia, que hoje assume as navalhas junto ao colaborador, Augusto César. Ele diz tem orgulho do local onde mora e destaca a evolução do loteamento. “Para mim, é um dos melhores bairros de Bento, pois tudo que se precisa tem por aqui, mercados, farmácia, academia, lojas de roupas, barbearia, etc. Durante o tempo que moro no local muita coisa evoluiu, novos moradores, comércios, sem falar no crescimento de outros loteamentos ao redor”, recomenda.
Ao ser questionado sobre as melhorias, Borges sugere mais opções para as famílias. “Uma praça para passear, um parque para as crianças brincarem e uma quadra de esportes. Hoje tenho minha família, e quando queremos sair para tomar um chimarrão, levar o filho para andar de bicicleta ou a cachorra para passear, temos que ir em outros bairros”, encerra.