Na Itália – um país pequeno, um pouco maior que o Rio Grande do Sul – tudo ficava perto e a locomoção era fácil; mas no grande Brasil, em fins do século passado, tudo eram extensos, e deslocar-se era muito penoso, porque não havia estradas nem meios de transporte. O primeiro veículo do imigrante foi o carro “número 11”, ou seja, duas pernas.

O imigrante carregava nas costas 15kg de milho oi trigo até o moinho. Entre ida e volta, sempre carregado, percorria mais de 100km ; a penosa viajem durava alguns dias. Quanto custava naqueles anos degustar um pedaço de pão ou uma gostosa polenta… Muitos outros passaram pelos mesmos sofrimentos. Também as colheitas ajuntadas nas roças eram levadas nos ombros para dentro dos paióis.

Mas, como aos poucos os imigrantes tratavam de comprar ou criar cavalos e burros, as estradas foram melhorando e, então, tudo começou a ser transportado no lombo dos animais. Para viajar, os homens se enforquilhavam nas selas e as mulheres assentavam-se comodamente nos selins.

O comércio passou a ser realizado no dorso dos muares com cangalhas e bruacas. A primeira geração fazia suas mudanças também por esse meio: só para transportar pessoas, principalmente crianças utilizavam-se de jacás (cestos). As crianças iam felizes, acomodadas, duas ou três, dentro dos cestos. Os que podiam caminhar faziam o percurso a pé ou a cavalo.

Com o passar dos anos, uma família foi buscar em Muçum a primeira carroça e, por falta de estradas transitáveis, foi desmontada e transportada no lombo das mulas. Também os produtos da roça , eram transportadas para o paiol carregados por muares.

Com o tempo e o passar dos anos, as estradas foram alargadas e melhoradas e, então começaram a transitar as carretilhas e as carroças, puxadas por mulas; a grande carroceria, feita de tábuas, era coberta por uma lona em forma de telhado com duas abas.

As carroças usadas para o transporte eram simples e rústicas, principalmente as usadas para transportar madeira e utensílios para as lavouras.

Quantos produtos coloniais e quantos comércios transportaram essas carroças!!!
O progresso avançou, apareceu o trem que encurtou as longas distâncias e facilitou o transporte de gêneros alimentícios e as mudanças. Surgiu o automóvel, o caminhão, o ônibus e o avião. As estradas são revestidas de asfalto que interliga vilas e cidades.

As pessoas de nosso tempo nem conseguem imaginar como foi duríssima e difícil a vida dos imigrantes e de seus primeiros descendentes. A humanidade realizou mais progresso nestes últimos 100 anos do que em toda sua milenar História.