O caldeirão em que o Brasil foi transformado, graças ao descaso do mundo político, econômico e institucional, completamente descompromissado com os interesses maiores da Nação e da população, entrou na pior fase de ebulição possível: aquela em que não há mais como arrefecer a temperatura que foi atingida. Mas, claro que outros “interésses” estão sendo atendidos. O tal de “mercado”, por exemplo, que é totalmente controlado aqui pelos “donos do Brasil” e no mundo inteiro pelos “donos do mundo” (a revista Superinteressante de abril de 2014 foi pródiga na ampla matéria divulgada sobre o assunto), está proporcionando aos seus “alegres jogadores” lucros fantásticos, em detrimento da população. Mas há que pense que a flutuação do dólar e da Bolsa é de interesse público.

Inacreditável!
As gravações de conversas privadas de Lula com várias pessoas suas amigas, inclusive a presidente Dilma, são a prova-provada de que Lula é, mesmo, burro. Não dá para acreditar que ele não pudesse imaginar que seria monitorado 24 horas por dia, já que Moro, os procuradores e a imprensa não lhe davam trégua. Não percebeu que quanto menos aparecesse, mais transferiria o legal, o óbvio-ululante em todo o mundo que é “o ônus da prova cabe ao acusador”? O Lula, pela sua burrice, entregou a própria cabeça de bandeja, levando consigo muita gente, inclusive Dilma. Depois disso tudo, não há mais o que Lula e Dilma possam fazer senão esperar pelo resultado dos processos em que estão envolvidos, o qual já é sabido até pelos paralelepípedos, perigosamente alterados, da rua Angelo Salton. Deu para o Lula e Dilma!

Sempre o trânsito
A Secretaria da Mobilidade Urbana e Gestão Integrada tem um novo secretário no comando. Trata-se do advogado Vanderlei Alves de Mesquita, substituindo Mauro Moro. O trabalho que Mesquita tem pela frente é intenso, árduo e não poderia ser diferente. O número de veículos e de motoristas, ciclistas, motociclistas, skatistas (?) e pedestres cresceu muito, fazendo com que o trânsito merecesse especialíssima atenção. Muitas mudanças e implementações que já deveriam ter sido feitas há muito tempo esperam, com a paciência de Jó de todos nós. O gargalo localizado no entroncamento da rua General Osório com Marechal Floriano está prestes a ser solucionado. Queira Deus que a boa vontade de todos impere. A sinaleira de pedestres ali instalada deverá disciplinar os abusos que se veem hoje. Resta saber se os “tranca cruzamentos” continuarão ali, com cara de paisagem.

Coisas nossas
Certamente não é tudo o que acontece que é ruim. Nós, bento-gonçalvenses, temos uma MOVELSUL, a maior feira de móveis da América Latina, concluída. E, como tem acontecido, plena de sucesso. Seu presidente, Henrique Tecchio, juntamente com sua diretoria, tiveram a tarefa gigantesca de levar a bom termo uma feira desse porte no meio de uma considerável crise econômica, política, midiática, de ética, moral e honestidade e conseguiram, com louvor. Parabéns ao Henrique e ao Sindmóveis, o qual também preside, pelo trabalho que vem desenvolvendo.

Coisas nossas II
E a Casa DiPaolo anunciou a nova denominação do Restaurante Canta Maria. O Canta Maria passou a denominar-se DiPaolo Galeto e Grelhados e o Canta Maria consolida sua presença junto ao Supermercado Grepar, como Canta Maria Expresso, mantendo a mesma proposta de atendimento. Mas, o crescimento ímpar do grupo continua. Já foram criados três estabelecimentos com o nome de Belgaleto em Porto Alegre, com a proposta de pratos expressos e tele-entrega (espera-se para breve aqui em Bento, também). E, ainda, a DiPaolo Alimentos, criada para comercializar as massas e molhos já famosos nos restaurantes da marca, veio adicionar-se ao Grupo DiPaolo, multiconsagrado para revista Quatro Rodas como “O Melhor Galeto do Brasil”.