Obra de 328 páginas, assinada pelos jornalistas Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti, perpetua a imponente caminhada alviazul no período de 1919 a 2019 e será apresentada em 28 de agosto

Centenário desde agosto de 2019, o Clube Esportivo Bento Gonçalves terá sua singular história perpetuada em livro. “Um século alviazul”, é o título da publicação idealizada para marcar os 100 anos da instituição, cuja história possui íntima ligação com o desenvolvimento da cidade onde está inserido. Organizada pelos jornalistas Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti, a obra é resultado de dois anos de pesquisa e chega ao público em uma data especial: 28 de agosto de 2020, dia de comemoração dos 101 anos do clube identificado pelas cores azul e branco.

A vida do Esportivo, antes espalhada na memória de diferentes gerações de admiradores e torcedores, agora está reunida, formando um conjunto de informações que se apresenta como verdadeiro patrimônio do clube, também conhecido como “o alviazul da capital brasileira do vinho”. Textos, fotografias e links para acessos a áudios e vídeos na internet estampam as 328 páginas da edição de luxo, elaborada com capa dura e impressão toda colorida. Uma versão sonora acompanha o livro, oferecendo acessibilidade de conteúdo a deficientes visuais ou pessoas com dificuldade de leitura.

Suas folhas reproduzem as lembranças dos entrevistados, enaltecem importantes conquistas e rememoram destacados feitos em que o Esportivo atuou como protagonista no cenário do futebol gaúcho. Com apresentação do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, o livro valoriza os personagens que dedicaram suor dentro e fora dos gramados para fazer o clube chegar a essa emblemática marca de um século em plena atividade. “Mais do que um registro escrito, é um merecido presente para todas as pessoas envolvidas com o Esportivo e um trabalho que enriquece a biblioteca do futebol no Rio Grande do Sul”, comenta Fabiano Mazzotti.

Obra terá lançamento virtual

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o livro é resultado de um projeto que necessita ser encerrado até o final de 2020.

Diante do cenário instaurado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o lançamento não poderá ser presencial, em um evento aberto ao público, como planejado pelos idealizadores.  Atendendo aos protocolos de segurança determinados pelas autoridades competentes, a apresentação da obra será virtual, por meio de uma transmissão online, dia 28 de agosto, às 20 horas. A live será veiculada pelos perfis do autor Fabiano Mazzotti (fabiano.mazzotti) e oficial do Clube Esportivo (ClubeEsportivo) ambos na rede social Facebook com duração de 50 minutos.

Durante a apresentação, a obra poderá ser comprada em canais digitais que estarão oferecendo o produto. O livro físico poderá ser adquirido a partir do dia seguinte ao lançamento, em livrarias de Bento Gonçalves (Aquarela, APP, Dom Quixote e Paparazzi), na secretaria do Clube Esportivo ou com os autores. Outras atividades de promoção da obra devem ser realizadas na Feira do Livro de Bento Gonçalves e ExpoBento.

Responsáveis pelo trabalho, Alceu Salvi Souto, Fabiano Mazzotti e a equipe de produção lamentam não poderem realizar o lançamento da obra com a presença física das pessoas, transferindo para encontros individuais o clássico e tradicional ato de autografar o livro.

Foto: Idovino Merlo / Divulgação