Material deve servir de base para a realização de projetos culturais e trabalhos em escolas e em outras instituições sobre o tema

Já está à disposição o livro digital que aborda a temática dos Festejos Farroupilha de 2023: Centenário da Revolução de 1923. O material organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e disponibilizado pela Comissão Estadual do evento tradicionalista pode ser baixado diretamente no site da Secretaria Estadual de Cultura. A intenção é de que o e-book sirva de base para a realização de projetos culturais e trabalhos em escolas e em outras instituições sobre o tema.

Além de retratar a história da Revolução de 1923, que neste ano comemora o seu centenário, o livro apresenta ainda informações sobre a patrona dos Festejos Farroupilhas deste ano: a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez. O leitor também encontra detalhes sobre a canção oficial, Nos tempos de 23, composta pelos músicos Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria, e sobre a identidade visual das comemorações.

O livro reúne, ainda, mensagens do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo e da secretária adjunta e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas de 2023, Gabriella Meindrad. O Movimento Tradicionalista Gaúcho o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul também contribuíram com o e-book.

Centenário da Revolução de 1923

Buscando compreender a revolução de 1923, o livro digital também apresenta a sociedade sulina dos anos 1920, bem como o contexto cultural e social da época, em que houve uma grande demanda por mudanças. Modernização era a palavra de ordem do período, entrando em desacordo com a política conservadora dos governantes. 

Esse foi o período da Semana de Arte Moderna e, posteriormente, do Movimento Verde-Amarelo. Foi o período em que as ideias de modernidade chegaram à política e aos jovens militares, culminando no movimento do Tenentismo, que exigia a reforma do Exército, o voto secreto e a participação no governo.

A obra analisa a trajetória e a cronologia do período, incluindo os motivos que levaram à Revolução de 1923. Trata também dos dias tensos, das armas, das lideranças republicanas e de oposição envolvidas, bem como do caminho para se chegar a um acordo de paz.

O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 será no dia 19 de agosto, com o acendimento da chama crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.