Após seis aumentos seguidos no preço do litro da gasolina, a Petrobras anunciou, nesta sexta-feira, 19, uma redução de 5,28% no valor cobrado, o que representa R$ 0,14. A medida passa a vigorar a partir de sábado, 20. Já o preço do diesel segue sem alteração, sendo vendido a R$ 2,86 por litro.

O sexto reajuste do ano foi anunciado no dia 8 de março. Na ocasião, a gasolina vendida pelas refinarias da estatal subiu 8,8% e o diesel, 5,5%.

A partir da próxima semana, um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro deverá obrigar os postos de combustíveis a divulgar informações aos consumidores referentes aos preços dos combustíveis. Os postos terão que informar os preços reais e promocionais dos combustíveis. O documento prevê, por exemplo, que caso haja concessão de desconto pelo uso de aplicativos de fidelização, deverão ser informados ao consumidor, o preço real, de forma destacada, o valor promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização e o desconto.

O decreto também estabelece que os postos ficam obrigados a informar os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços por meio de painel em local visível.

Em fevereiro, Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional , uma proposta de alteração da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis, visando zerar os impostos federais sobre o diesel pelo período de dois meses.