Com o equipamento, o transporte até as salas de fisioterapia será mais fácil, evitando esforço de pacientes, profissionais e familiares

Na quarta-feira, 3 de maio, o Lions Clube Bento Gonçalves Industrial, em parceria com o Sicredi, realizou a entrega de um guincho para a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF). A doação integra o projeto solidário “Juntos Fazemos o Bem”, uma iniciativa que busca apoiar entidades regionais.

A companheira do Lions Industrial, Mari Cavanus Lazzari, ressalta que a ação é importante para trazer segurança ao transporte de pessoas necessitadas e cadeirantes, que chegam na ADEF para as sessões de fisioterapia. “Seguidamente eu vinha à sede e via essa necessidade, perguntamos à coordenação o que eles mais precisavam no momento e era o guincho. Há uns seis meses tivemos uma reunião de Lions com o gerente do Sicredi, ele nos mostrou o projeto que estavam realizando, onde cada pessoa que deposita dinheiro em um investimento, pode doar para uma entidade uma porcentagem do valor. Então realizamos o projeto com a companheira do Lions, Taís Elena Michilon Cordeiro”, conta.

Como Leões, os associados se dedicam a servir os outros e demonstram isto, promovendo a bondade nas comunidades e trabalhando ativamente para melhorar a vida de todos que precisam de amparo. “Acredito que essa doação vai ser muito útil para as pessoas, muitos dependem de um equipamento desses para ter conforto no momento de chegada na associação. O Lions trabalha para isso, levar ajuda para quem precisa”, destaca o presidente do Lions Industrial, Adriano Rossato.

A assistente social e coordenadora da ADEF, Andressa Bem, revela que para a associação, o objetivo é realmente facilitar a vida do paciente, do profissional que atende e dos familiares. “É fundamental nós termos esse aparelho, mas, como entidade sem fins lucrativos, não conseguíamos adquirir sozinhos. Graças a parceria com o Lions e o Sicredi, pudemos receber o guincho e melhorar o atendimento”, diz.

A fisioterapeuta da associação, Suzana Sacilotto, explica sobre os benefícios do aparelho recebido. “Vai nos auxiliar no transporte do paciente, tira-lo da maca e colocar na cadeira de rodas, às vezes tirar do carro e trazer para cá. Isso irá eliminar o esforço físico e também dar mais conforto para ele e quem o transporta, pois antes os profissionais ou familiares acabavam tendo algumas lesões pela força feita. O guincho que foi doado aguenta bastante peso, até 150kg, é manual e tem uma boa mobilidade, abrindo a base para conseguirmos encaixar onde vamos colocar”, informa.

No momento da entrega, o paciente Adílio Nelson Tretto, 53 anos, foi quem participou do primeiro teste, auxiliado pela esposa Nilce Tretto e a fisioterapeuta Suzana. “Vai ser ótimo ter este equipamento aqui, assim evitamos de fazer muito esforço. Em casa temos um guincho, mais simples, preso à parede. Meu marido recebeu o diagnóstico de câncer maligno no cérebro há 13 anos, fez cirurgia e quimioterapia. Agora já fazem nove anos que ele vem para a associação”, disse Nilce.

Foto: Cláudia Debona