Profissionais pedem atenção das autoridades para reajuste dos salários, que são os menores da região e cerca de 70% abaixo do piso nacional

Devido ao feriado de 1º de maio – Dia do Trabalhador, a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves foi realizada na terça-feira, 2 de maio. Na ocasião, além da aprovação unânime dos quatro projetos colocados em votação, sendo três de abertura de crédito no valor de R$ 5 mil cada, de origem Executiva, e um do vereador Ivar Castagnetti (PTB), para denominação da rua Augusto Antônio Perin, o encontro contou com uma apresentação da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas, pela representante Tamires de Almeida Endrizzi e também com um manifesto pacífico de Técnicos em Enfermagem.

Portando cartazes, os profissionais da saúde demonstraram descontentamento com os salários praticados em Bento Gonçalves, sendo os menores da região para a categoria. Os dizeres, todos direcionados ao prefeito Diogo Siqueira, pediam valorização aos servidores. “A enfermagem não vive de amor. Muito menos pagamos nossas contas com aplausos. Respeite a Enfermagem”, destacava um deles.

Grande Expediente

O vereador Rafael Fantin (Dentinho) – Líder PSD – aproveitou seu tempo estendido no Grande Expediente para falar sobre vários assuntos. Um deles se referiu à participação dos Técnicos em Enfermagem na Sessão. “O prefeito precisa achar uma saída, pois o piso desta categoria é muito maior em cidades vizinhas. Esta é uma pauta de extrema importância, pois a valorização financeira faz parte da motivação e precisamos destes profissionais motivados para trabalhar”, disse.

Dentinho elencou projetos desenvolvidos em seu mandato, como o da Transparência nos Conselhos e Comissões e Ficha Limpa Empresarial. Destacou, também o debate acalorado acerca do reajuste do funcionalismo público. “Sou favorável ao reajuste dos funcionários, mas contra o reajuste aos agentes políticos. Sou totalmente contrário à legislação em causa própria. O que precisamos fazer agora é discutir e aprovar quanto irão ganhar os agentes políticos da próxima legislatura”, salientou.

Vereador Petroli

Situação das finanças

O líder do MDB, Agostinho Petroli, como relator da Comissão de Finanças do projeto Transformando Vidas, expôs que tem a informação que os gastos do Executivo ultrapassaram o Limite Prudencial. “Por isso, hoje o prefeito não pode dar nenhum aumento, não pode criar nenhum cargo, não pode contratar temporariamente. Olha a situação em que nos encontramos nas finanças do município. Está na hora do prefeito vir dar uma explicação”, disse.

Vereador Pelicioli

Obras irregulares

Líder do Cidadania, o vereador Ari Pelicioli iniciou sua manifestação afirmando que é necessário ampliar o debate a respeito das obras irregulares que estão sendo notificadas no município. Falou também sobre a Marcha dos Vereadores a Brasília e as ideias de projetos trazidas do evento.

Pelicioli destacou, ainda, que na ida à Capital Federal esteve em alguns ministérios, entre eles o dos Direitos Humanos e Cidadania, onde pleiteou materiais para melhorias no atendimento do Conselho Tutelar, bem como verbas para a construção do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil. O Vereador enfatizou na sua fala que Bento Gonçalves foi contemplada com a construção da “Casa da Mulher”, uma espécie de abrigo para mulheres vítimas de violência.

Vereador Gava

Ainda os Técnicos em Enfermagem

O líder do PDT, José Antônio Gava, deu ênfase às falas dos colegas que se manifestaram a respeito da reivindicação dos profissionais da saúde. “É uma reivindicação justa. A maioria dos vereadores aqui é Governo e têm a oportunidade de melhorar a vida das pessoas. Ainda há tempo. O momento é agora”, frisou.

Ele ressaltou, também, que nunca havia dado tanta atenção para estes profissionais até não necessitar de seus serviços. “O dia em que fui parar lá na UPA e vi o que vocês passam, o que ouvem, eu me dei conta do quanto vocês são importantes e do quanto nós precisamos. Não tem explicação o que passa por lá e tudo que vivem no dia a dia de trabalho”, reforçou, dirigindo-se ao grupo de manifestantes.

Texto e foto: Mônica Rachele