A Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves inaugurou na terça-feira, 14, um espaço destinado à farmácia, que já entrou em funcionamento e está habilitada para iniciar a dispensação dos medicamentos, oriundos de doações de pacientes, familiares e da comunidade em geral. O local, que fica junto à sede da Liga, na rua Paraná, na área central da cidade foi criado após estudos e ao perceber a grande demanda de medicamentos que chagavam ao local para serem dispensados ou doados a outras pessoas que não possuíam condições financeiras para compra do remédio.

Conforme a presidente, Maria Lúcia Severa, o projeto é um sonho que há muito tempo estava sendo planejado e que, após todos os registros e pareceres favoráveis pode sair do papel e beneficiar inúmeras pessoas que chegam à Liga pedindo ajuda para compra de medicamentos, sejam eles oncológicos ou não. “Com a equipe de profissionais que vão estar aqui recebendo e dispensando as medicações, com toda a certeza, o serviço que a Liga realiza poderá ser ampliado ainda mais”, explica. Segundo Maria Lúcia, além do paciente acometido pelo câncer, o projeto pretende beneficiar a família do ente. “Muitas vezes, por estarem em uma situação difícil, devido à doença, a família não têm condições de comprar outros medicamentos e nos procuram para serem auxiliados. Com a farmácia, poderemos, em definitivo, oferecer mais essa mão amiga a quem mais precisa”, revela.

De acordo a farmacêutica e responsável técnica do local, Liege Valenti, todos os remédios recebidos passam por rigorosa triagem e deverão ser disponibilizadas aos pacientes que procuraram a Liga para receber o auxílio. “Diariamente, recebemos dezenas de doações de pessoas que já não fazem mais o uso da referida medicação e chegam até a gente, em estado perfeito, aptos para serem consumidos. E ao mesmo tempo, nós tínhamos uma grande demanda de pessoas que vinham até a Liga, que não conseguiam adquirir o seu próprio medicamento, fazendo com que a entidade autorizasse a compra em farmácias conveniadas conosco. Foi então então que surgiu a ideia em termos uma farmácia própria, onde faremos a redistribuição desses medicamentos que são entregues pela população a quem mais precisa ou até mesmo para fazermos o descarte do medicamento corretamente, sem agredir o meio ambiente”, explica.

Liege diz ainda que num primeiro momento, a dispensação dos medicamentos disponíveis na farmácia da entidade serão realizados aos pacientes que estão em tratamento oncológico e seus familiares. “Nós já temos um estoque considerável e queremos fazer essa experimentação de maneira muito tranquila. Este é o primeiro passo e, com certeza, esse novo projeto vai amenizar os custos que a entidade possui mensalmente para a compra de medicamentos. Esse recurso que seria destinado a essa causa, agora poderá ser investido em outra e assim, mais pacientes poderão ser beneficiados”, garante.

Conforme a presidente da Liga, nesta primeira etapa, a farmácia vai funcionar somente com doações de medicamentos. “É um gesto que, com toda a certeza, aliviará a Liga. Essas doações serão importantes para o trabalho que estamos realizando. A nossa farmácia vai evitar o descarte de medicamentos que poderão servir para outras pessoas que estão em tratamento do câncer ou de outras doenças. Estamos seguindo todas as orientações e protocolos exigidos para iniciarmos esse novo projeto”, enfatiza.

Para a presidente da Liga, o projeto será um sucesso, graças à solidariedade da comunidade bento-gonçalvense e regional. “Vencemos todas etapas documentais e hoje a farmácia é uma realidade. Nós estamos aqui abraçando mais esse serviço tão importante não só para os trabalhos da entidade, mas para a comunidade. Em breve, vamos ampliar esse trabalho, buscando o apoio da comunidade e ouvindo as manifestações de incentivo aqui recebidas durante a inauguração, certamente, nós estaremos alcançando todos os nossos objetivos”, ressalta.

Comunidade pode realizar doações

Assim como pacientes e familiares pode auxiliar no funcionamento do estabelecimento, a comunidade também é convidada a aderir ao projeto. A farmácia da Liga visa aproveitar as “sobras” de remédios, através da doação voluntária feita por cidadãos e por empresas, reduzindo o desperdício e o descarte incorreto, evitando a automedicação e, é claro, contribuindo para o tratamento de saúde de pessoas carentes, através da doação dos medicamentos. A entrega dos remédios pode ser feita diretamente na entidade, na rua Paraná, 31, no Centro de Bento.

Além dos medicamentos oncológicos, a farmácia também está abastecida com poli vitamínicos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, diabete, xaropes, antiasmáticos, antibióticos, entre outros.