Dentes perfeitamente alinhados e brancos. Um belo sorriso conquista, abre portas e mantém a autoestima em níveis elevados. No século XVII, William Shakespeare já ficava “de olho” em bocas alheias. “É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada”, sentenciou o poeta e dramaturgo inglês.

A Odontologia Estética, atualmente, trabalha com o conceito de beleza devolvendo a relação harmoniosa e equilibrada dos dentes, recuperando tamanho, proporções e contornos e influenciando diretamente o comportamento e o convívio social entre as pessoas. O uso de materiais que imitam a cor e textura dos elementos dentais permite recriar, com aspecto natural, dentes brancos, bem contornados e alinhados, contribuindo assim para a estética facial. Um sorriso atraente é hoje sinônimo de saúde e autoestima.

Quatrocentos anos depois de Shakespeare, especialistas em reabilitação oral e estética do mundo inteiro têm o desafio diário de transformar vidas. Pacientes chegam aos consultórios infelizes com o seu sorriso. A boa notícia é que uma técnica simples e revolucionária oferece a possibilidade de transformar esses sorrisos.

A lente de contato dental é uma fina camada de porcelana extremamente dura e resistente. O material, com dois a três milímetros de espessura, é aplicado na parte frontal do dente. As indicações para esta possibilidade restauradora são dentes com pequenos desalinhamentos, sorriso escurecido pelo tempo ou pelo uso de cigarro, medicamentos ou corantes e correção de espaços entre dentes (diastemas).

Mas antes de “bater o martelo” quanto ao tipo de sorriso que pretende mostrar, o paciente pode fazer uma espécie de “teste drive”. É o chamado mock-up (maquete, em inglês). O especialista em reabilitação oral e estética molda os dentes e reproduz um modelo. O técnico em prótese aumenta os dentes neste modelo. Desta forma, é possível simular – na boca do paciente, com lentes provisórias de resina – como ficaria o sorriso. O paciente pode ficar com o teste por alguns dias. E, muitas vezes, é o que dá segurança a ele para fazer o tratamento!

Após a reabilitação, não há alteração nos hábitos de higienização. A pessoa deverá usar a escova e o fio dental normalmente, além de ir ao dentista a cada seis meses para fazer a avaliação periódica. Nenhum tipo de alimento é proibido para quem usa lentes de contato dentais. As restrições são para hábitos incomuns como roer unhas, morder a ponta de caneta ou ranger os dentes (bruxismo).

Lembre-se que o Cirurgião-Dentista não é mais visto como alguém que causa dor e medo, mas sim um profissional que pode transformar seu sorriso e sua vida. Um rosto belo e apolíneo é a exigência de muitas pessoas que vão ao consultório odontológico, por isso a Odontologia Estética está sempre progredindo para atender as necessidades dos pacientes que buscam cada vez mais o equilíbrio e a harmonia facial e as lentes de contato dentais são mais um recurso disponível para atingir este objetivo.