Você sente aquele cansaço. Uma incontrolável sonolência chega, talvez também aquela dor de cabeça chata. Você olha para o computador ou para os colegas em uma reunião e não consegue se concentrar no que está fazendo. Aquela fome bate forte, mesmo que você tenha comido há apenas duas horas, e você mal consegue se lembrar o que falaram para você cinco minutos atrás. Seu mau humor está atacado hoje, e você tem muita dificuldade em lidar com as situações estressantes que aparecem. Sua pele está sem vida, você sente seu corpo inchado e muito lento.

Podemos encontrar um monte de explicações para todos estes sintomas, mas quase nunca nos atentamos para uma muito simples: desidratação. Sim, um simples copo de água pode ser a diferença entre um dia de mal estar ou corpo e mente funcionando a pleno vapor. Segundo o médico Fereydoon Batmanghelidj, no seu famoso livro “Your Body’s Many Cries for Water” (em traducão livre: “Os muitos gritos do seu corpo por água”), é estimado que 75% das pessoas sofrem de desidratação crônica e suas consequências descritas acima. Muitas delas nem vão saber que alguns litros de água todos os dias são a solução para os males que as acompanham diariamente.

“Mas não espere sentir sede para beber água, pois quando o corpo manda este tipo de sinal é porque ele realmente está começando a entrar em pane.”

É muito comum o cérebro mandar sinais de fome para saciar a sede, pois para muitos de nós o alimento é a única forma de conseguir água para que o corpo possa continuar funcionando – mesmo que esta seja uma forma pouco eficiente para isso.

Além disso, nenhum outro líquido substitui a capacidade de desintoxicação e hidratação da água pura. Vale lembrar que refrigerantes, bebidas cafeinadas ou alcoólicas têm efeito desidratante, apesar de serem líquidos. Isso acontece porque o corpo precisa gastar mais água para processá-los do que a quantidade de água que eles contêm.

A quantidade certa de água para você

Para você saber qual é a quantidade mínima ideal de água para tomar diariamente, existe uma conta muito simples: seu peso ÷ 8 = quantidade de copos de 250ml por dia. Ex.: se você pesa 80 kg, divida esse número por 8 (80 ÷ 8 = 10 copos de água por dia).

Aumente esta quantidade nos dias de clima mais extremo, como muito calor ou muito frio ou muito seco. Ou ainda quando consumir os líquidos citados acima ou alimentos que desidratam, como os muito salgados, doces ou gordurosos, ou durante e depois de uma atividade física ou intelectual intensa.

Se você tem dificuldades para lembrar de beber água, estabeleça horários fixos ao longo do dia, diminuindo a quantidade no período da noite para não interferir no sono. Use o alarme do seu telefone para ajudar você a lembrar, ou encontre pessoas para juntos se apoiarem a incluir mais água no seu dia.

Independente de qual for sua resolução de ano novo, seja perder peso, ter uma saúde melhor, ser mais produtivo ou mais feliz, comece bebendo água!