Uma mulher determinada, leal e generosa, disposta a diariamente dar o seu melhor em qualquer área da sua vida. Comprometida com seus ideais, acredita que com força, perseverança e respeito consegue chegar onde almeja. Assim é Kmila Vendrame, que se define como uma árvore de pedra. “Minhas raízes são firmes, meu caule é forte, aguento porrada, e minha visão vai longe”, salienta.

Bento-gonçalvense, Kmila aprendeu desde cedo a valorizar o trabalho, inspirando-se em sua família. “Sou filha de metalúrgicos e fui criada dentro da empresa. Lembro-me de voltar para casa com sete, oito anos cheia de graxa de tanto brincar no meio das máquinas (risos). Aprendi desde de pequena que tudo vem do trabalho duro. Até minha adolescência experimentei diversas coisas, como teatro, música, dança, esportes. Cada experiência que tive me influenciou a decidir minha carreira. Muito nova já sabia o que iria seguir, aos 17 anos decidi que seria fotógrafa, e hoje sou muito feliz com a minha escolha”, enfatiza.

Essa escorpiana descobriu, ao lado de seus pais, que dedicação é imprescindível. Tudo aquilo que se batalha, é possível ser concretizado. Por isso, até hoje eles são fonte de inspiração para ela. “Meu pai é minha bússola moral. Ele faleceu quando eu tinha 15 anos, mas o tempo que passei ao lado dele tem imensa importância na formação do meu caráter. Ele ainda hoje é uma grande inspiração para mim. Já a minha mãe é a mulher mais forte que já vi. Ela era o braço direito do meu pai dentro da empresa, e sempre trabalhou no maquinário pesado. Fazia o trabalho de dois homens. Após o falecimento do meu pai, ela assumiu a empresa sozinha e me ensinou que uma mulher tem força, muita força. Ela cuidava de tudo: empresa, casa, eu e minha irmã. Ela é sensacional”, frisa.

Apesar dos momentos felizes no decorrer de sua trajetória, muitos desafios também foram enfrentados por ela. Entretanto, foi isso que a fez mais forte. “Comecei a namorar muito novinha, aos 15 anos, e aos 19 casei. Meu marido faleceu quando eu tinha 20 anos e foi um momento difícil na minha vida. Achei que não teria forças, mas minha mãe, guerreira e exemplo de força e amor ao meu lado me ajudou a seguir adiante”, recorda.

A Kmi do dia a dia

Além de sua família, Kmila possui outros amores em sua vida. Um deles é o namorado Rafael Sanson, com quem divide sua rotina há cinco anos. “Nossa história parece muito fanfic de filme americano. Eu, em busca de boa forma, busquei o muay thai e lá conheci o Rafa. No dia que fiz minha primeira aula era também a primeira aula que ele ministrava. Nos tornamos muito amigos, daqueles que se ligam às duas horas da manhã para ‘chorar as pitangas’. Com o passar do tempo o carinho e a admiração foi crescendo até que um dia o convidei para comer uma pizza e voltando para casa para casa eu o beijei (risos). Estamos juntos desde lá”, lembra. Outro, são os seus pets. “Uma gatinha bem pestinha chamada Kira e o dog mais fofo lindo e maravilhoso do mundo que é o Pipoca”, comenta.

Outro amor que passou a fazer parte da vida dela aos 26 anos foi o Muay Thai. “Nele descobri em mim uma mulher forte, firme e determinada. A luta me deu foco, disciplina, perseverança, e reafirmou traços do caráter que aprendi com meu pai e que são aplicados em nossa academia: honra, moral, lealdade, humildade e respeito. A arte marcial, além de boa forma, me deu uma família. Desde que entrei para o Muay Thai, todos os anos fiz o exame de graduação, hoje sou graduada no Kruang Azul escuro que é para instrutora, e a meta é o Kruang Preto que é para professora. Além disso, há seis meses entrei para o Jiu-jitsu, o qual acabei me apaixonando também e pretendo muito continuar a prática”, enfatiza.

Carreira

Kmila é fotógrafa, formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem 12 anos de carreira. Ela conta que a escolha pela profissão que almejava seguir iniciou quando tinha 17 anos. “Memórias sempre foram importantes para mim, e eu tenho pouquíssimas fotos da minha infância, isso despertou uma vontade de congelar o tempo. A fotografia me encanta com essa magia de congelar momentos”, enfatiza.

A paixão por eternizar esses momentos é indescritível. “Cada foto que faço é meu ponto alto, são únicas, especiais e com poder. Minha maior paixão é a certeza que meu trabalho garantirá que muitas pessoas tenham seus momentos especiais eternamente. Já fotografei de tudo: casamentos, formaturas, aniversários, eventos corporativos. Sou apaixonada pelo que faço”, revela.

Favoritos
Você tem hobbies ou passatempos? Meu hobbie é a luta. E logo se tornará profissão também;
Praia ou campo? Sempre praia;
Um ídolo: Bill Gates;
Um filme/ série: Rock Star;
Uma paixão: Meus afilhados e sobrinho;
Música? Qual sua preferida? Já foi 100% rock, hoje sou bem eclética;
O que faz você rir? Poder estar com minha família e meu namorado, e olhar para a minha caminhada até aqui e ser grata a tudo;
Quem o inspira? Por quê? Mesmo passando apenas 15 anos com ele, meu pai é minha grande fonte de inspiração. Até hoje amigos dele vem me contar histórias e feitos dele. Quando somos excelentes pais, excelentes amigos, excelentes pessoas, uma parte nossa fica em cada um;
Sobre o futuro, quais são os seus planos? A curto prazo me dedicar a meu trabalho e meu esporte. Poder participar de projetos sociais envolvendo o esporte e crianças. A longo prazo, filhos e morar no litoral.