Jussara Canabarro é uma pessoa otimista e que busca o discernimento antes de tomar qualquer posição. Iniciou a carreira profissional com apenas 16 anos, em seguida ingressou na Unisinos, buscando formação na área em que trabalhava. Para conciliar trabalho e estudo, optou pela formação técnica na área, e passou a atuar na época como programadora. Retornou a graduação e se formou em Administração de Empresas pela UCS, fez MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e está cursando mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela trabalha no grupo Todeschini há 15 anos, como Analista de Sistemas e atualmente como Especialista em Processos e Projetos. “O trabalho nos mantém vivos, ativos e uteis. Gosto de pensar em soluções de TI para a melhoria dos processos e da gestão das empresas, na busca de melhores resultados”, explica.

Jussara é filha de Reinaldo Ferreira Canabarro (falecido) e Clenir Canabarro. Ela mantém um relacionamento há anos com Edegar Brandelli. “Namoramos desde 1984 e estamos juntos desde 1992, após meu retorno a Bento Gonçalves”, comenta. Jussara é mãe de Ana Paula Brandelli de 16 anos e Pedro Afonso Brandelli de 13 anos. Ela admira pessoas com atitude, e cita Jesus Cristo e Nelson Mandela como exemplos disso. “Ambos pela resiliência, paciência e entrega sem vaidades a uma causa coletiva”, explica.

Jussara sempre atuou na área de TI, mas ao mesmo tempo gosta dos temas que envolvem a melhoria da gestão das empresas. E por isso há anos é voluntária do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e está na presidência do Comitê Regional Bento Gonçalves. “Buscamos disseminar os conhecimentos sobre a gestão pela excelência, entre os gestores das iniciativas privada e publica da região”, fala. Jussara continua justificando, “cada vez mais as pessoas estão se individualizando e se pudesse, mudaria esta percepção que dificulta o engajamento em prol de ações pelo coletivo. Não falo em filantropia, não as desmerecendo, mas em ações de voluntariado que de alguma forma contribuem para o crescimento individual e coletivo”.