Os jogos no ensino da Matemática vêm se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problema. Um jogo é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem crianças que tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos e de expressar dúvidas, assim a matemática se torna um problema para elas.

Fique de olho nos sintomas!

A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua e participação da equipe na busca incessante de resolver o problema. Para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que estimule o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante e desafiador.

Em Que Auxiliam?

Devemos estar sempre atentos ao temperamento das crianças para que possam intervir e, acima de tudo, aconselhar os pais para que respondam de maneira adequada ao temperamento de seus filhos.

É sempre importante realizar abordagens flexíveis adaptadas a cada criança, ajudando-a a desenvolver suas habilidades emocionais. Com as crianças impulsivas, as respostas dos pais devem ser afetuosas. As crianças tímidas têm maior necessidade de estímulos para exploração de novos ambientes e situações e seus pais devem resistir à superproteção.

Para Não Esquecer!

O principal objetivo da educação é ensinar a pensar e a resolução de problemas constitui uma arte prática que todos os alunos podem aprender. Valorizar a utilização dos jogos na Matemática não apenas para diversão, mas também extrair das atividades materiais suficientes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que a criança pense com motivação.