O Grêmio efetivamente vive o sonho de ser bi-campeão do Mundo. A delegação tricolor viajou em classe executiva para auxiliar no conforto dos atletas, o que resultou na divisão em dois grupos. Agora, os membros do clube já estão em Al Ain – localizada cerca de 150 Km de Dubai – onde o clube estreia no Mundial de Clubes da FIFA no meio da semana.

O Tricolor já fez seu primeiro treinamento no período da tarde de sexta-feira, 8 de dezembro. A atividade comandada pelo técnico Renato Portaluppi aconteceu no Estádio Tahnoun Bin Mohammed, espaço do complexo esportivo do clube Al Ain. No treino, o Grêmio não contou com a participação de Bressan, Ramiro e Luan. Ainda que não tenham atuado nas atividades, os atletas não devem desfalcar o time na estreia do Mundial. Por outro lado, o volante Maicon está apto a jogar, embora a tendência seja a opção pela entrada de Michel no lugar do lesionado Arthur.

Adversário na semifinal

O Grêmio aguarda a definição sobre quem será o seu adversário no primeiro embate rumo ao bicampeonato mundial. O desafiante sairá do confronto entre o mexicano Pachuca e Wydad Casablanca, do Marrocos. As equipes se enfrentam hoje, 9 de dezembro, às 11h, no horário de Brasília.

O time do México garantiu sua participação no Mundial da FIFA em abril, quando venceu, na final da Liga dos Campeões da Concacaf, o compatriota Tigres – equipe conhecida por bater o Internacional na semifinal da Libertadores de 2015. O Pachuca tem como principais características o efetivo contra ataque e uma sólida organização defensiva. Na sua quarta presença em mundiais, o time quer chegar a sua primeira final.

Já o estreante Wydad Casablanca utiliza um esquema de jogo frágil e dependente das bolas alçadas na área: 48% de seus gols na temporada são originados de lances de bola parada – o que tende a não dar certo em um possível confronto contra o Grêmio, já que o tricolor tem boa defesa aérea e eleva a sua estatura com a entrada de Michel ou Maicon. A equipe marroquina confirmou vaga no principal torneio entre clubes do mundo em novembro, ao bater o Al Ahly na decisão da Liga dos Campeões da África.

O Grêmio treina ainda hoje após a definição de quem será o seu adversário na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. Representantes do Tricolor confirmaram presença em Abu Dhabi para acompanhar o jogo das quartas de final.