A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) confirmou a realização da primeira edição da Copa RS de Flag Football – modalidade sem contato derivada do futebol americano. O torneio terá oito partidas (entre jogos do masculino e feminino), que serão realizados no Estádio da Montanha neste fim de semana.

Este será o primeiro campeonato de flag football do Rio Grande do Sul e com organização da FGFA. Em outubro, a entidade estadual realizou, em Bento Gonçalves, a clínica de arbitragem para formar profissionais capacitados para a modalidade – já que ter árbitros locais torna mais baixo o custo de realização de competições.

De acordo com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol Americano, Ismael Ferreira, a primeira edição da Copa RS de Flag Football reúne equipes tradicionais do futebol americano gaúcho e outras mais novas, o que mostra a característica de crescimento e comunhão do esporte. “Pela facilidade de implementação do flag football, acreditamos no caráter democrático dele. Até por isso vemos equipes de diferentes níveis interessadas em participar da competição estadual. É uma modalidade que garante facilidade de implementação de sua prática em larga escala, e a FGFA pensa nisso”, afirma.

Após o encerramento da Copa RS (também relacionado à final do torneio homônimo de futebol americano equipado, entre Bulldogs FA e Porto Alegre Warriors, em 17 de dezembro), a Federação passará a planejar os futuros passos relativos ao flag football estadual. “Temos algumas ideias maiores que serão consideradas. Vamos fazer diversos eventos espalhados pelo Rio Grande do Sul ao longo do ano, incluindo a possibilidade de um circuito da modalidade sem contatos. Porém, queremos manter a Copa RS no fim do ano para finalizar a temporada do flag football gaúcho”, finaliza Ferreira.

Equipes participantes

Ainda que a competição seja realizada em Bento Gonçalves, todas as equipes participantes são de outras cidades do estado. O Bento Gonçalves Snakes já tem, em formação, as suas equipes masculina juvenil e feminina adulta de flag football, porém, por estar em fase inicial, o clube optou por ser apenas a sede e não disputar o torneio regional.

Esta será a primeira grande competição da modalidade no Rio Grande do Sul.

No naipe masculino, duas equipes vêm de Porto Alegre e uma do Vale do Rio Pardo: da capital, Porto Alegre Badgers e Escola Kickoff; de Santa Cruz do Sul, virá o Chacais. A última, é uma das mais tradicionais equipes de futebol americano, e utiliza o flag football como membro de formação para a modalidade de contato.

Já na disputa entre atletas mulheres, também três equipes buscam o título inédito da competição. Santa Cruz Chacais, Soldiers Flag Football (Santa Maria) e Gravataí Spartans fazem os duelos. A equipe santa-mariense e a de Gravataí foram formadas neste ano; as atletas santa-cruzenses já treinam desde o segundo semestre de 2016.

A primeira edição da Copa RS de Flag Football terá oito partidas no sábado e domingo, 9 e 10 de dezembro, no Estádio da Montanha. No primeiro dia, serão quatro jogos no naipe feminino; no dia seguinte, mais quatro do masculino. Em ambos os dias, as partidas iniciam às 10h. O segundo jogo acontece às 14h, e o terceiro às 16h. As finais de cada dia estão marcadas para as 18h. A entrada para o público é gratuita e haverá copa no local – mesmo assim, será permitido entrada com produtos alimentícios e chimarrão.


  • Snakes prepara equipes para campeonatos em 2018

O Bento Gonçalves Snakes é uma das equipes emergentes do futebol americano do Rio Grande do Sul e do Brasil – com participações no Campeonato Gaúcho e na Liga Nacional. Para crescer ainda mais, desde 19 de novembro, quando fez a atividade para reunir um grupo para atuar no flag football, o clube conta com cerca de 30 pessoas treinando na modalidade sem contato.
Com equipes infantil masculina e juvenil-adulta feminina, o clube bento-gonçalvense já realiza treinamentos para os novos integrantes. Os encontros acontecem aos domingos no Estádio da Montanha.

Segundo o presidente do Snakes, Rodolfo Pizzi, a equipe de flag será tratada, sobretudo nos passos iniciais, como categoria de entrada, a fim de ensinar o que é básico para o esporte. “Estamos trabalhando sem muita pressa, ensinando os conceitos básicos de forma didática e completa. É necessário passar para os novos atletas todas as mecânicas e as funções dentro de campo”, sugere.

A expectativa da diretoria do Bento Gonçalves Snakes é ter, para o primeiro semestre de 2018, equipes sólidas na modalidade. “O planejamento é que até março do próximo ano tenhamos as turmas fechadas, com 20 atletas por categoria. Dessa forma poderemos pensar em disputar competições junto às outras equipes do Rio Grande do Sul que já treinam há algum tempo”, afirma Pizzi.

Planos para o próximo ano

De acordo com o responsável pela coordenação dos treinamentos do flag football do Snakes, Jader Dal Sochio, com a possibilidade de realização de mais competições para as equipes masculinas e femininas ao longo do ano – assinalada pela Federação Gaúcha de Futebol Americano -, o clube pretende difundir o desporto por Bento Gonçalves. “Um dos objetivos é dispor de um esporte semelhante ao futebol americano tradicional, mas que possa ser praticado de maneira segura e pelas mais diversas categorias. Assim cria-se uma maior visibilidade do clube na cidade e aproxima o público geral com o Snakes”, sugere.

O coordenador ainda reafirma a posição da diretoria sobre a necessidade de que se explique a modalidade de forma clara e completa para os novos integrantes a fim de que se tenha, em 2018, uma equipe capacitada. “Cada atleta de nova modalidade treinará em todas as posições, entre ataque e defesa, para obtenção de um maior entendimento da dinâmica e desenvolvimento das mecânicas de jogo.

Além das competições para a próxima temporada, o Bento Gonçalves Snakes tem dois grandes planos para a sequência do projeto: aplicar e ensinar o flag football nas escolas do município, a fim de difundi-lo entre as crianças; e a realização de clínicas de desenvolvimento com equipes que já estão formadas há mais tempo – casos de Santa Cruz Chacais e Santa Maria Soldiers. Com isso, gera-se a integração e troca de informações entre os clubes.

Fotos: Janaína Wille/Radar Esportivo-UFSM.