Um casal que ama a vida e que é apaixonado pelas filhas, Gabriela e Graziela,
e pelas netas Júlia, Bettina, Joana e Martina

Uma relação repleta de afeto e carinho. Assim pode ser resumido o vínculo entre avós e netos. O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos que, mesmo sendo dois extremos da família, têm a oportunidade de compartilhar saberes e ensinamentos que perduram por toda a vida.
Para representar todo o amor de avós e netos, nesta edição especial vamos contar a história de seu Itacir e dona Elba Moro, que são apaixonados pelas filhas, Gabriela e Graziela, e pelas netas Júlia, Bettina, Joana e Martina.

A história de Itacir e Elba

Itacir nasceu e cresceu no distrito de São Valentim, em Tuiuty. Elba nasceu no município de Dona Francisca e mudou-se para Bento Gonçalves com 17 anos. Na época, veio para a Capital Nacional do Vinho ajudar a irmã recém casada com um primo de Itacir. Foi assim que se conheceram e iniciaram a trajetória como casal, há 50 anos. Passado um tempo, decidiram que era preciso dar um passo a mais.

O casamento ocorreu no dia 15 de junho de 1974. Em 2022, celebraram 48 anos de uma relação com muita cumplicidade, sorrisos e dedicação. Fruto do relacionamento, nasceram as filhas Gabriela e Graziela. “Elas nos trouxeram muitas alegrias e realizações”, conta o casal.

Mas as paixões de Itacir e Elba não pararam por aí. Na vida de ambos, além das filhas, existem mais quatro mulheres: as netas Júlia, Bettina, Joana e Martina.

Dizem que ser avô e avó é ser pai e mãe duas vezes. O casal concorda com essa afirmação. “Quando soubemos das netas, ficamos emocionados e realizados. É realmente aquele ditado que dizem que ser pai e mãe é bom, mas que ser avós é melhor ainda, pois a responsabilidade da educação é dos pais e para os avós ficam as curtições e as paparicações. Na minha casa ‘pode tudo’”, afirma a vó Elba.

Portanto, lá na casa dos avós a diversão rola solta, independente da idade. Para cada faixa etária, há uma programação diferenciada. “Agora adoramos jogar mexe-mexe, mas já passeamos muito de carrinho de mão, jogamos bola e na Páscoa a caça aos ovos é garantida por mim”, enfatiza o vô Itacir.

Uma das coisas que o vô Iti e a vó Elba mais valorizam são os bons momentos em família, seja em casa ou em passeios ao ar livre. “Adoramos dançar e jogar cartas, além de juntamente com a família passar os finais de semana. O mais importante é estar juntos em todos os momentos e datas, pois essa é a nossa base”, revela a vó Elba.

Para eles, não existe segredo para viver bem e feliz, mas conviver com as pessoas que amam e fazer as coisas que gostam são alguns fatores primordiais. Além disso, o cuidado com a saúde é essencial. “Faço caminhadas de quatro a cinco vezes por semana, adoro jogar câmbio, que é uma atividade adaptada para a terceira idade. Nós jogamos no salão da comunidade de São Valentim, com outras pessoas que fazem parte do grupo. Amo trabalhar na horta, mexer na terra, fazer meus doces, marmeladas, compotas, entre outros”, salienta Elba. Já o vô Iti adora cuidar do jardim e também faz caminhadas. “Ambos têm uma alimentação saudável e com exames que orgulham os médicos”, aponta a filha, Graziela.

E quando as filhas viajam, não precisam se preocupar. “Quando temos um compromisso ou viagem profissional ou particular as meninas já nos dizem: ‘Oba! Vamos ficar na casa do vô e da vó’. O carinho e zelo que eles dão à elas sempre nos deixam com a certeza de que as netas estão nas melhores mãos possíveis. Eles são a nossa segurança também”, afirma a filha, Gabriela.

Favoritos

O que significa ser avô e avó? É uma benção. Para nós é só gratidão;
Você tem hobbies ou passatempos? Vô Itacir ama cuidar do jardim, de fazer penteados nas netas e dançar. A vó Elba ama cantar, dançar, fazer viagens e tricotar;
Felicidade: estarmos rodeados da família e de amigos queridos.
Saúde: Sempre muito ativos e cuidando da saúde;
Família: O nosso maior bem, nossa segurança;
Alguma música preferida? Gauchescas no geral;
Vocês têm alguma paixão? Viajar, dançar;
Viagens? Para as águas termais, mas toda viagem é ótima e única.