O Instituto de Pesquisas em Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), inicia, nesta segunda-fira, 27, a realização de testes para detecção do novo coronavírus. A expectativa é de que sejam realizados diariamente, cerca de 50 exames pelo método RT-PCR, considerado o melhor teste para esse momento da epidemia.

O local, em Caxias do Sul, terá dedicação exclusiva para a testagem e poderá receber amostras de laboratórios particulares, convênios e da secretaria estadual da Saúde. Ainda não há detalhes para procedimentos de convênios particulares. A expectativa é de que outras informações sejam disponibilizadas em breve.

O treinamento de pesquisadores e funcionários ocorreu na semana passada, quando foi apresentado o modelo para a execução dos testes e procedimentos. O objetivo do local é agilizar a detecção de infectados na região e auxílio aos órgãos de saúde n tomada de decisões de enfrentamento à pandemia. A expectativa é de que o número de exames diários possa aumentar progressivamente, podendo chegar a 200 procedimentos diários.