Os dois mil testes comprados pelo município de Bento Gonçalves serão aplicados em pacientes com sintomas da Covid-19 e que buscarem atendimento junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) no bairro Botafogo. A definição dos procedimentos foi estabelecida pela secretaria municipal de Saúde. Atualmente, 370 pessoas estão em isolamento domiciliar e hospitalar e aguardam os resultados ou a possibilidade de realizar os testes para confirmação ou descarte da infecção.

Conforme a pasta, os casos suspeitos seguem em isolamento e são monitorados pelas equipes de saúde do município. Até então, não havia a possibilidade de realizar o mapeamento. Com a chegada dos mil kits na semana passada, há possibilidade para a aplicação dos exames ainda esta semana.

Segundo a prefeitura, a compra de dois mil testes rápidos foi efetuada com valores na casa dos R$ 127 mil, repassados pela Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves e recursos do município. Após a aplicação nos casos suspeitos já monitorados, as equipes utilizaram o restante dos kits para novos pacientes com sintomas da doença após um período que varia entre sete a 10 dias.

A prefeitura informou ainda que os testes comprados junto à laboratórios da China e da Coréia do Sul identificam se a pessoa já tem a imunidade ao coronavírus. Com o material, há possibilidade em realizar a testagem da população em ampla escala, auxiliando na definição de novas políticas relacionadas ao combate do novo coronavírus.