As inscrições para o Concurso Vestibular de Inverno 2016 da Universidade de Caxias do Sul iniciam na próxima segunda-feira, dia 25 de abril e podem ser feitas até o dia 5 de junho pelo site www.ucs.br. A partir deste concurso, a UCS, com o objetivo de qualificar ainda mais o seu processo de seleção, implementou algumas mudanças, como a divisão dos cursos em grupos: são quatro e cada um deles terá uma composição de provas e duração diferentes.
Assim, a UCS distribuiu os cursos em G1 (Medicina), G2 (Medicina Veterinária e Odontologia), G3 (demais Bacharelados e Tecnologias) e G4 (Licenciaturas), para os quais estabelece:
– G1 e G2: Prova de Redação, mais cinquenta (50) questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química, para os quais, a seleção será obtida pela média harmônica da pontuação final. A duração da prova é de cinco horas;
– G3 e G4: Prova de Redação, para os quais a seleção será feita pela média obtida nessa prova, que terá a duração de duas horas.

Os candidatos que se encontram no G1 e G2 só poderão realizar a prova no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Já os treineiros realizam a prova conforme o curso escolhido.

Segundo a coordenadora da Comissão do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, “estamos convencidos de que a nova sistemática não diminui as exigências, mas desburocratiza o acesso e salienta competências e habilidades necessárias à contemporaneidade”.

Com a nova proposta de privilegiar muitos cursos com a realização da prova de redação, a UCS atende aos requisitos legais e está atenta aos processos nacionais de acesso ao Ensino Superior, como é o caso da utilização das notas do Enem. Muitas instituições de Ensino Superior têm flexibilizado seus processos de ingresso e, para cursos com densidade baixa, onde há menos chances de empates, utilizando apenas uma prova de Redação – obrigatória desde a homologação da Portaria MEC 2.941/01.

Valneide explica que uma Redação avalia a competência para fazer uso da norma culta da língua portuguesa em sua modalidade escrita. “Com um mínimo de 12 anos de escolaridade, ao término do ensino fundamental e médio, espera-se que o candidato esteja capacitado para ler e escrever, dominando a norma culta da língua escrita e que seja capaz de assumir uma posição crítica acerca de fatos atuais – a redação da UCS pedirá exatamente isso -, privilegiando os processos globais de leitura e escrita, avaliando a argumentação dos aspectos de conhecimentos gerais de formação cidadã”.

Informações

A relação dos cursos ofertados neste Vestibular de Inverno, bem como outras informações sobre o Concurso, poderá ser acessada a partir do dia 25 de abril pelo site www.ucs.br.