A ordem é ir em busca de vacinação. Todos precisam estar imunes, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A regra é não perder as datas, e levar os documentos necessários. Não há tempo a perder. Alguns gaúchos já contraíram o vírus e em Bento Gonçalves, também há suspeita de um caso. A H1N1 está aí e é preciso ir contra ela.
A Prefeitura de Bento Gonçalves, junto com a Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe – 2016, entre os dias 25 de abril a 20 de maio de 2016.
Na semana passada, um caso de suspeita de H1N1 foi detectado em Bento Gonçalves. O paciente aguarda resultado laboratorial para confirmar se a doença tem como agente etiológico o vírus influenza.
Além dos idosos, a vacina gratuita também será oferecida para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer fase da gravidez), puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estimam que, da mesma maneira como ocorreu na campanha de 2015, a meta de vacinação seja ultrapassada em 2016, procurando atingir uma meta de 80% de imunização dos grupos prioritários.
A vacina da gripe será aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. No sábado, dia 30 de abril, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe, das 8h às 17h. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino em frente à Prefeitura (das 8h às 16h) para adultos e idosos.
Trivalente, a vacina protege contra três tipos de gripe e foi produzida no Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo a SMS os idosos, as crianças, as gestantes e as puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, pois, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares, por causa de problemas
respiratórios.
A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos mais graves.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 20 de abril de 2016.