Ser atendido por um profissional que domina a temática dos vinhos é uma excelente forma de aperfeiçoar a experiência do cliente e fidelizar o atendimento em qualquer estabelecimento – seja em vinícolas, restaurantes ou eventos, por exemplo. Por isso, seguem abertas até dia 30 de junho as inscrições para o Curso Gratuito de Excelência no Atendimento para Garçom 40h – Focado em Vinhos, oferecido pelo Senac. As aulas são teóricas e práticas, com degustação dos vinhos da Serra Gaúcha, e conduzidas por professores reconhecidos no setor. A formatura dos alunos será na Wine South America, feira de negócios do mundo do vinho que ocorre em Bento Gonçalves de 12 a 14 de setembro.

Assuntos como o manuseio do vinho, a escolha correta da bebida, como são os processos de elaboração e a história do vinho e da viticultura serão abordados nas aulas que ocorrem sempre nas segundas à tarde, a partir de 10 de julho até 4 de setembro. Por ser vasto e estar em constante mudança, o universo do vinho tem particularidades que tornam o consumo da bebida uma experiência sensorial e completa.

Um garçom bem treinado saberá como manusear as garrafas adequadamente, sem prejudicar a apresentação do vinho ou comprometer sua qualidade, além de fornecer informações valiosas aos clientes sobre as opções de vinhos disponíveis no cardápio, entre outros benefícios. “Eu acredito muito nesse curso como formador de pessoas capacitadas para trabalhar com vinhos de modo geral no mercado. Hoje existem muitas oportunidades nos restaurantes, que geralmente acabam até compartilhando equipe: às vezes o pessoal trabalha só à noite no restaurante, e na vinícola nos fins de semana. Por isso, quanto mais pessoas qualificadas em serviços de vinhos, melhor a gente vai estar atendendo aos visitantes da nossa região, tanto em vinícolas, quanto nos restaurantes”, afirma o enólogo, fundador e diretor geral da Tenuta Foppa e Ambrosi, Lucas Foppa. “O profissional chega mais pronto, o tempo de treinamento é mais rápido e a gente consegue rapidamente colocar o garçom para atender ao cliente com segurança e propriedade. Todo mundo ganha”, completa.

O curso é promovido pelo Senac Bento Gonçalves e tem o apoio da Wine South America e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh).

A importância de iniciativas como essa é relatada também pela diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim. “Bento Gonçalves é um dos destinos turísticos mais procurados quando falamos em Enogastronomia. Isso demonstra que investir em formação profissional é extremamente importante, já que recebemos anualmente turistas e visitantes, que além dos passeios, gastronomia e vinhos, buscam experiências, excelente atendimento, e repertório sobre os vinhedos da Serra Gaúcha”, comenta. “Parcerias como essas possibilitam o desenvolvimento da região, já que a realização de educação profissional muda vidas”, completa a diretora.

Sobre o curso

Curso gratuito de Excelência no Atendimento para Garçom 40h – Focado em Vinhos;
Inscrições: até 30 de junho, na sede do Senac Bento Gonçalves.
Informações: pelo WhatsApp (54) 99647-1436;
Início: 10 de julho a 4 de setembro, nas segundas-feiras, das 14h às 18h;
Local: Senac Bento Gonçalves;
Pré-requisitos: 18 anos completos e atuar na área de gastronomia, turismo, eventos e similares.