A 22ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 tem seu ápice no dia 27 de setembro, quando apreciadores do vinho de todo o Brasil e exterior assistem ao maior momento do vinho brasileiro. Quem quiser fazer parte deste acontecimento que celebra a evolução da qualidade dos vinhos nacionais deve ser rápido: as inscrições abrem no dia 3 de setembro, às 8h30min, perdurando até que as 850 vagas sejam preenchidas. Interessados devem se inscrever pelo site www.enologia.org.br.

A representatividade das amostras selecionadas durante a etapa de degustação será conhecida em primeira mão por aqueles que participarem do evento. Estes terão a oportunidade de degustar 16 amostras selecionadas entre as mais representativas em uma gama de 290 amostras inscritas por 58 vinícolas.

Além de uma experiência inigualável em sabores, aromas e emoções, a 22ª Avaliação Nacional de Vinhos é também um lugar para aprimorar conhecimentos de quem é amante da bebida. Cada uma das amostras é servida, degustada e comentada. Observações quanto aos aspectos sensoriais de cada vinho – visual, olfativo e gustativo – serão apresentadas por um dos comentaristas da mesa de convidados. O público, por sua vez, poderá tomar nota nessa verdadeira aula e fazer comparações com suas impressões, o que caracteriza o espírito educativo do evento.

Após as degustações, o grande momento: a divulgação dos vinhos classificados entre os 30% mais representativos da Safra 2014, e das 16 amostras selecionadas neste seleto grupo, refletindo a minuciosa análise feita por 120 enólogos brasileiros durante o período de 19 a 28 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição parceira da ABE e que presta todo apoio técnico ao evento. A 22ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2014 ocorre no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.