Um novo alerta de risco de tempestade na Serra Gaúcha foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quinta-feira, 14. Além da da região, há possibilidade de tempestades no Litoral Norte e na Região Metropolitana. De acordo com o documento, a previsão é de chuva forte acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento, além da possibilidade de alagamentos e falta de energia elétrica.

As previsões de chuva ocorrem devido à instabilidade existentes no território gaúcho, formada pela combinação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão.

Nesta quinta-feira, em Bento, a manhã começou com a presença de uma garoa fina, intercalando períodos de nebulosidade. As temperaturas devem ficar entre 16ºC e 24ºC na Capital do Vinho.

Em algumas regiões do Estado são previstos cerca de 50 milímetros de chuva, um terço de média histórica para o mês de novembro. Mesmo que seja em grande quantidade, as precipitações durarão pouco. A previsão é que na sexta-feira no feriado da Proclamação da República,  o tempo fique firme em praticamente todo o RS.