O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concluiu na quinta-feira, 14, a remoção das rochas que caíram na altura do quilômetro 43 da ERS-122, entre São Vendelino e Farroupilha. Apesar disso, o trecho deve permanecer bloqueado, uma vez que ainda há possibilidade de deslizamentos de encosta.

A decisão de manter a estrada fechada para proteger a segurança dos motoristas é baseada em laudo técnico apresentado por um grupo de profissionais ligados a autarquia, composto por engenheiros civis e geotécnicos e um geólogo.

“É uma operação que exige muita cautela, porque estamos falando em vidas. E é nelas que precisamos pensar em primeiro lugar, apesar de considerarmos a importância da ERS-122 para a mobilidade rodoviária e economia regional”, informa o diretor-geral do Daer, Sívori Sarti da Silva.

Conforme Silva, o Daer segue monitorando a situação do trecho e está comprometido em liberar duas das três faixas, uma para subida e outra para descida, o mais rápido possível. Uma das faixas de subida, a que está localizada próxima ao talude, deve permanecer bloqueada. “Estamos trabalhando diariamente para resolver a situação. Porém, é preciso que a população compreenda que a nossa prioridade é a segurança”, acrescenta.

Fonte: Ascom Daer
Foto: Divulgação Daer RS