MEI e trabalhadores formais desempregados dos setores de alojamento, alimentação e eventos do RS serão beneficiados

O governo do Estado inicia, nesta sexta-feira, 10 de março, a etapa de cadastramento dos dois últimos grupos do Auxílio Emergencial Gaúcho, que incluem microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores formais desempregados, ambos dos setores de alojamento, alimentação e eventos do Rio Grande do Sul afetados por restrições durante a pandemia do coronavírus.

O cadastro do interessados será realizado de 10 de março a 10 de abril, através do site auxilioemergencialgaucho.rs.gov.br, por meio da conta gov.br. A partir disso, as informações encaminhadas para liberar o benefício serão analisadas. A divulgação da lista dos contemplados está prevista para 5 de maio.

Os pagamentos começam no dia 5 de maio e serão concluídos ainda no primeiro semestre. A parcela única de R$800, será paga através de transferência em conta corrente do Banrisul, PIX chave CPF para qualquer conta bancária obrigatoriamente vinculada ao CPF do beneficiário ou de ordens de pagamento.

No processo de avaliação dos dados, caso o cidadão tenha preenchido mais de um cadastro, será considerado pelo governo apenas o último enviado. Não serão pagos mais de um benefício por pessoa, caso o usuário tenha realizado cadastro nas duas categorias atendidas (MEI e trabalhador desempregado).

Instruções para cadastro

  • Acesse o portal Auxílio Emergencial Gaúcho.
  • Escolha o grupo ao qual pertence e clique em “Mais informações”.
  • Abaixo da informação sobre o período de cadastramento, clique em “Formulário de Cadastro”.
  • Identifique-se com o login da conta gov.br.
  • Assinale as declarações e preencha as informações solicitadas.
  • Após preencher o formulário, verifique na tela a mensagem sobre o envio do formulário com sucesso. O usuário receberá no e-mail informado o número do protocolo.