Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Conheça as histórias de quem tem força de vontade e desejo de ir além

Trabalhar com aquilo que gosta, realizar o sonho de empreender e ser reconhecida. Talvez esses sejam apenas alguns dos pontos que levam as mulheres a empreender e tocar seus próprios negócios. Hoje em dia, elas ocupam muitos lugares na sociedade, em diferentes segmentos e contribuem significativamente para o crescimento dos locais onde estão inseridas. Especialmente hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, contaremos histórias de duas mulheres, que representam as trajetórias das mulheres de todo o mundo.

O sonho de empreender

Foto: Cleunice Pellenz

Há mais de 20 anos, Bento Gonçalves é o lar de Janes Batista de Arruda. Natural de Ametista do Sul, veio para a Capital Nacional do Vinho com o intuito de prosperar. “Quando cheguei aqui, trabalhei três anos com artefatos de couro. Naquela época, já tinha uma filha e descobri que estava grávida, então, achei melhor trabalhar como empreendedora”, revela.

Ela revela que o início foi desafiador, pois muda toda a rotina. “Não foi fácil no começo, nem um pouquinho. Como o cliente não conhecia o meu trabalho, eu tinha que primeiro trabalhar para depois colocar o preço e não foi fácil mostrar meu trabalho aos consumidores. Hoje, sou feliz e realizada em minha profissão”, salienta.

Atualmente, Janes trabalha como ambulante, fazendo pipoca, algodão doce e maçã do amor em diferentes eventos. “O que eu mais queria era conquistar o cliente, conviver mais próximo do ser humano. Sou muito grata por qualquer coisa que vendo. Em tudo que faço, coloco muito carinho. Hoje, sou reconhecida pelo meu trabalho, as pessoas gostam muito de mim e também gosto delas. Acredito que as pequenas coisas que a gente faz se tornam grandiosas quando existe reconhecimento”, realça.

Neste dia, que é dedicado especialmente às mulheres, Janes deixa seu recado. “Quem quiser empreender coloque sempre a gratidão na frente, depois acrescente o amor, o carinho e respeite cada pessoa. Além disso, não desista, porque não é fácil, mas também não é difícil. Para nós, mulheres, não há briga perdida, o que quisermos, a gente vai e consegue”, frisa.

Uma linda missão

Foto: Arquivo Pessoal

A empresária Rita Ignacio da Silva também é uma mulher empreendedora, que vive uma linda missão nessa jornada chamada vida. “Sou filha, mãe, esposa, amiga, geminiana, Reikiana, comunicativa, criativa, buscadora do autoconhecimento. A vida me ensinou a empreender e a não desistir de meus sonhos e objetivos”, conta. Desde cedo, aprendeu a trabalhar e a se dedicar em busca de seus sonhos. “Tudo começou aos 13 anos, quando trabalhei no ramo moveleiro e após fui para o setor calçadista. Neste processo de aprendizado, já com meus 18 anos, conheci meu esposo, o qual já trabalhava no comércio em uma sociedade no ramo de motores e ferramentas. Após um período, me convidou para trabalharmos juntos com a oficina de manutenção e assistência técnica. Sempre falo que a vida me ensinou a empreender, porque mesmo não tendo concluído o colegial, com coragem e força de vontade de querer o melhor vencemos na vida e lá se vão 32 anos de parceria, de muito trabalho, aprendizado e muitas conquistas e vitórias ainda estão por vir”, ressalta.

Entretanto, a sua maior missão não é somente no empreendedorismo. “Sempre me coloco à disposição de todos que chegam até mim, procuro ajudar da melhor forma possível na necessidade da pessoa no momento. Quando falamos em ajudar o próximo o que vem a cabeça de grande parte de pessoas doar algo como alimentos, roupa, entre outros. Entendo que não é só isso. Percebo que a humanidade está carente de afeto, carinho, amor, paz, abraços e companhia. Percebo pessoas que querem apenas ouvir uma palavra de conforto, se sentir importante para alguém. Não falo somente do material e sim também do espiritual, coisas simples que fazem muita diferença. Sempre que posso me coloco à disposição a ajudar a quem me procura, pois sou Reikiana e me entrego nesta jornada linda de puro amor, luz e bem-estar”, salienta.

Ela também afirma que as mulheres têm capacidade para ir além. “Elas estão tendo espaço para mostrar capacitação no mercado empreendedor. Hoje, estão na liderança de grandes empresas, são líderes políticas, e em todas as profissões, muitas dessas que até um tempo eram dominada somente pelos homens”, aponta.

Rita também deixa um recado para todas as mulheres neste dia especial. “Não desista dos sonhos e objetivos, trabalhe muito e nunca esqueça de acreditar em você”, conclui.