As aulas presenciais nos campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), permanecem suspensas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na terça-feira, 23, durante reunião do Conselho Superior da instituição. A manutenção da paralisação segue, em razão do rápido avanço da pandemia do novo coronavírus no Estado. Apesar de suspensas, a instituição pretende analisar a realização de possíveis atividades não presenciais durante o período.

Conforme a instituição, apenas as atividades administrativas seguem sendo realizadas de forma remota. Os representantes dos 17 campus e da reitoria foram unânimes na manutenção da suspensão das aulas. Novas reuniões estão previstas para acompanhar a situação e discutir um possível retorno. Paralisada desde o dia 16 de março, a instituição segue avaliando o cenário de disseminação do novo coronavírus.

Atividades não presenciais foram apresentadas ao Conselho

A retomada do calendário acadêmico no IFRS foi discutido no encontro. O órgão, criado em março, para apresentar propostas de atividades letivas não presenciais durante a pandemia, deverá apresentar em 15 dias uma análise do cenário em cada campus da instituição, com o objetivo de desenhar uma proposta. Enquanto isso, o calendário também segue suspenso.

Na semana passada, o Ministério da Educação autorizou as instituições federais de ensino superior a retornarem as aulas na modalidade on-line. A medida substitui as atividades presenciais até o dia 31 de dezembro, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.