Equipamentos já podem ser vistos na ERS-122 e na RSC-453, no entanto, início de funcionamento dos pardais segue sem data definida

Pelo menos duas rodovias da região já contam com equipamentos de controle de velocidade, também conhecidos como pardais. No entanto, o processo de instalação sofreu atraso e a empresa vencedora da licitação pediu ao Governo do Estado mais prazo para realizar a colocação da aparelhagem e aferição dos pardais, o que segue em análise junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com isso, as operações dos equipamentos não tem data definida para iniciar.

Até o momento, a ERS-122, na altura do quilômetro 67, em Caxias do Sul e a RSC-453, no quilômetro 110, em Bento Gonçalves foram os locais onde os controladores foram instalados. Apesar de terem mantido sigilo em quais seriam os locais de instalação dos equipamentos, por motivos de segurança, os pardais instalados até o momento nas duas vias da região permaneceram nos mesmos locais onde existiam controladores que foram retirados em julgo do ano passado. Os locais são considerados pela Secretaria de Logística e Transporte do RS, como pontos críticos das estradas.

De acordo com o contrato assinado entre o Governo do RS e a empresa Perkons, vencedora do certame, os controladores deveriam estar prontos para entrar em operação no sábado, 27. No entanto, segundo o Daer, a empresa solicitou mais tempo porque, devido a pandemia, houve dificuldade em adquirir os equipamentos que deverão, além de multar, identificar placas e cruzar dados com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, facilitando a localização de possíveis veículos roubados.

Foto: Reprodução