Tranquilo e bom de morar. É assim que moradores do Humaitá descrevem o bairro de Bento Gonçalves. Por lá, eles não têm grandes reclamações sobre o local em que escolheram para viver. A comunidade é unida e ajuda a conservar as ruas e avenidas limpas e em bom estado.

A agricultora, Vania Dalla Valle, 57 anos, reside no Humaitá há 20 anos. Bem em frente à casa dela, fica a praça Padre Rui Lorenzi, que ela diz ser bem valorizada pelos moradores. “Sempre tem crianças brincando e pessoas tomando chimarrão no fim da tarde”, conta.

A agricultora Vania, diz a praça é bastante utilizada para a prática de caminhadas

Entretanto, Vania acredita que a praça pode ficar ainda melhor e até ser mais utilizada, caso futuramente seja instalada uma academia ao ar livre. “Acho que seria bastante usada, porque tem muita gente que vem caminhar ali”, afirma.

Quem também é frequentadora da praça, é a dona de casa Ivonete Somensi Juver, 50 anos. Ela aproveita o espaço principalmente para que o filho, Hélio, de oito anos, possa brincar e para levar os cachorros, Bóris e Babalu, passearem. “A praça é ótima. Não tem usuários de drogas. A limpeza é feita sempre, está bem cuidada”, elogia.

A dona de casa Ivonete aproveita o espaço para levar o filho Hélio e os cachorros para passearem

O empresário Ronaldo Pertile, 49 anos, tem comércio no Humaitá há 15 anos. Ele conta que escolheu o bairro para empreender, porque fica próximo de onde mora. Sobre a praça, ele diz não ter do que reclamar. “Final de semana está sempre cheia. As bocas de lobo vão vir arrumar. A praça está limpa”, destaca.

Próxima gestão

Com as eleições se aproximando, a comunidade do bairro Humaitá já sabe o que espera do próximo prefeito e dos próximos vereadores que serão eleitos. A agricultora Vania Dalla Valle Dal Lago, quer que a colônia seja mais valorizada e que se preocupem mais com a população.

Já a dona de casa, Ivonete Somensi Juver, que está satisfeita com a atual gestão, deseja que os próximos políticos continuem dando seguimento no trabalho realizado até então. “Quero que continuem mantendo o que foi feito e melhorando cada vez mais”, afirma.

O comerciante Ronaldo Pertile, espera que o próximo prefeito continue investindo em melhorias em toda cidade e mantendo a qualidade das praças. Dos vereadores, quer que correspondam às demandas dos moradores.