Após sete meses ministrando as aulas de forma virtual, direção e professores da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, localizada no bairro Humaitá, de Bento Gonçalves, já estão preparados para reabrir as portas das salas de aula e receber novamente os estudantes do Ensino Médio, a partir do dia três de novembro.

Se presencialmente a educação já é um desafio, longe da escola se torna ainda mais difícil. Como consequência das aulas virtuais, a diretora Margarita Mendes Proto assegura que nesse período em que os estudantes estiveram afastados, houve danos no aprendizado deles. “Essa nova adequação deixou e está deixando perdas para os alunos e professores”, afirma.

Diretora Margarida afirma que escola está preparada para receber com segurança os alunos

Embora toda equipe da escola tenha se dedicado para continuar dando um ensino de qualidade, mesmo que à distância, Margarida diz que ninguém estava preparado para enfrentar as mudanças que chegaram. “Por maior que seja o esforço por parte de toda a comunidade escolar, existem perdas, pois não se substitui o afeto, o carinho e um olhar mais atento”, destaca.

Maioria não retorna

A previsão é que a maioria dos alunos não vai retornar para as atividades presenciais. De acordo com a diretora Margarida, dos 688 alunos matriculados no Ensino Médio, apenas 115 devem voltar, ou seja, 16,72% dos estudantes. “Muitos pais ainda não assinaram o termo de responsabilidade de retorno, não sabemos porque, mas provavelmente é porque não voltarão ainda”, acredita.

Pelo decreto estadual, a decisão de permitir ou não a participação dos estudantes menores de 18 anos, nas aulas presenciais, compete aos pais. Por isso, os responsáveis pelos menores que concordam com o retorno ao colégio, devem assinar um termo de responsabilidade e entregar na direção da escola.

Para conciliar o ensino dos alunos que vão continuar estudando de casa com a educação dos que optaram por retornar para a escola, a diretora explica que as aulas presenciais serão apenas para fixar conteúdos e tirar dúvidas em relação ao que está sendo ensinado.

Segurança em primeiro lugar

Para garantir que o retorno ocorra com segurança, uma série de medidas estão sendo adotadas pela equipe que trabalha na escola. Além das salas atenderem apenas 50% da capacidade, as classes foram separadas com distanciamento de um metro e meio. Álcool em gel também está sendo disponibilizado em todos os ambientes.

De acordo com a diretora Margarida, a instituição de ensino ainda está recebendo os equipamentos de segurança, como máscaras, termômetros, tapetes sanitizantes, sabonete líquido e papel toalha. “Já recebemos uma parte, mas vai chegar mais, estamos aguardando”, afirma.

Álcool em gel será disponibilizado para higienização dos alunos

Margarida conta que o maior desafio para os profissionais da educação é seguir o plano de contingenciamento. Entretanto, garante que está tudo pronto para o retorno. “Está tudo certo, mas estamos um pouco apreensivos porque vai ter um maior número de pessoas circulando na escola. Queremos preservar os alunos e que ninguém se contamine”, finaliza.

Rede estadual

No Rio Grande do Sul, todas as etapas da educação estadual estão liberadas para retomar às aulas presenciais: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Técnico.

De acordo com o cronograma do governo, toda rede do Ensino Médio e Técnico está liberada desde o dia 20 de outubro. Ensino Fundamental Anos Finais a partir do dia 28 de outubro. E o Ensino Fundamental Anos Iniciais a partir do dia 12 de novembro.